PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9172

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Fundamental, Formação Docente, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este trabalho partiu da indagação: A escola pública pode colocar em ação as temáticas do currículo oculto, utilizando-se de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas? Para tanto, o objetivo foi apresentar uma experiência exitosa de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas que desenvolvem o currículo oculto na escola pública. O campo teórico do estudo foi desenvolvido a partir dos conhecimentos sobre currículo e as práticas pedagógicas e docentes. Assim como foi apresentado sob um olhar de pesquisa com abordagem qualitativa na forma descritiva. Este estudo resultou na confecção de uma revista idealizada por professores e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. O projeto desenvolveu de forma singular a proposta curricular da escola, a fim de minimizar as situações vivenciais de vulnerabilidades a que estavam submetidas aquelas crianças. Formou melhores cidadãos, desenvolvendo com eles uma visão crítica de si, do outro, do meio e do mundo que os cercava, não só intencionando instruí-los para uma competência leitora. Abordou temáticas de valores humanos e alguns aspectos de cuidado biopsicossocial e espiritual com as crianças em sala de aula. Assim, a revista gerou resultados promissores como: motivação pela aprendizagem, formação de vínculos, afetividade, autoestima, identidade, valores humanos, além do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o nível de ensino em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

WIRLA RISANY LIMA CARVALHO, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação (UFPI). Docente Orientadora no Programa de Residência Pedagógica, Área de Pedagogia, UFPI/CAPES. Chefia do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Ciências da Educação.

MARIA CAROLINA JUNQUEIRA DÓRIA, Universidad Federal de Piauí

Especialista em Educação Infantil. Professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Referências

APPLE, Michel. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; DELGADO, Ana Cristina Coll; & Cols. A infância no Ensino Fundamental de 9 anos. Porto Alegre: Penso, 2012.

CARVALHO, Wirla Risany Lima. Tessituras da formação em avaliação educacional: os desafios à cultura de avaliação e a busca por uma educação crítico-reflexiva. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. 280f.Fortaleza, CE, 2016.

FRANCO, Maria Amélia do R. S. Pedagogia e prática docente. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2012. Coleção Docência em formação: saberes pedagógicos / coord. Selma Garrido Pimenta.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo:Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)

GIROUX, Henry. Teoria Crítica e resistência em educação: para além das teorias da reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.

GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética de História. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SAHLBERG, Pasi. Lições finlandesas: o que o mundo pode aprender com a mudança educacional na Finlândia? Tradução da Editora da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ: Eduff, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

TEIXEIRA, Flávia Regina de Gois; DIAS, Ana Maria Iório. (Orgs.) Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal do Ensino de Fortaleza. 2 v. 136 p. Fortaleza: Secretaria Municipal de Educação, 2011.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. O currículo oculto. Porto: Porto Editora, 1995.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2015.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. 11.ed. São Paulo: Libertad, 2000.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

LIMA CARVALHO, W. R. ., & JUNQUEIRA DÓRIA, M. C. . (2020). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 28-48. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9172

Edição

Seção

Artigos