A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula

Autores

  • ELIANA DE SOUSA ALENCAR Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Relações interpessoais, Profissão docente

Resumo

Esse relato apresenta parte dos resultados alcançados com a pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Teresina que teve como objetivo: analisar a forma como as relações interpessoais que se desenvolvem no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar. Os dados foram obtidos por meio de observação participante com o uso de diário de campo, e, também, com o uso de entrevistas realizadas com professores e alunos. De uso desses instrumentos, coletamos dados que nos permitiram analisar aspectos relativos à formação profissional, aos saberes docentes e às práticas pedagógicas, elementos que têm servido para orientar as relações interpessoais desenvolvidas no cotidiano da prática educativa. Os resultados alcançados com essa categoria apontam na direção de que as relações que estão se constituindo, entre professores e alunos, mediadas por esses elementos, vêm de fato contribuindo com a construção do fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIANA DE SOUSA ALENCAR, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia de Educação (NEPPED – UFPI); Professora da Faculdade Piauiense – ISE; Supervisora de Ensino da Rede Pública Estadual. 

Referências

GOMEZ, A. I. P. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÀN, J. G. E.; GOMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MIZUKAMI, M.da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto, 1995.

PATTO, M. H. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo. Casa do Psicólogo, 1999.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PIMENTA, S. G. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: pimenta, s. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005.

PLACCO, V. M. N. De l. Psicologia da educação e prática docente: relações pessoais e pedagógicas em sala de aula? In. TIBALE, E.F.A.; CHAVES, S. M. (Orgs). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de janeiro: DP&A, 2003.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003.

SEVERINO, A. J. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, R. L. L. (Org). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 2003.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

DE SOUSA ALENCAR, E. . (2008). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 184-193. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)