RASTROS DE MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS ESCOLARES DA ESCOLA CORONEL OLÍMPIO DOS REIS (1910) DE SOCORRO - SP
Palavras-chave:
Cultura material escolar, Práticas escolares, História e memóriaResumo
Este trabalho apresenta uma investigação sobre as práticas escolares de uma escola pública da cidade de Socorro, no interior de São Paulo. Trata-se da Escola Coronel Olímpio dos Reis, a mais antiga da cidade, fundada em 1910, como Grupo Escolar de Socorro. O objetivo foi localizar antigos professores e alunos da escola para que narrassem relatos das práticas escolares da escola. Em seguida, estes sujeitos, vistos como protagonistas da história da escola dispuseram materiais diversos guardados, mas nem sempre com o devido cuidado. São fotos, jornais, revistas, almanaques, boletins, cadernos e livros escolares que oferecem uma base para a compreensão da cultura escolar visto de dentro da escola. O material encontrado e recolhido é fonte importante para a análise de como essa escola se constitui como parte integrante no processo de formação da cidade a partir da república.
Downloads
Referências
CHARTIER, A. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Revista Brasileira de História da Educação, n.3, p. 9-26, jan./jun, 2002.
CHOPPIN, A. Pasado y presente de los manuales escolares. In: BERRIO, J. R. (Ed.). La cultura escolar de Europa: tendências históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.
FRAIZ, P. Arquivos pessoais e projetos autobiográficos: o arquivo de Gustavo Capanema. In: GOMES, A. de C. (Org.). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio: FGV, 2000.
HÉBRARD, J. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França – Séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História da Educação, n.1, p. 115-141, jan./jun, 2001.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n.1, p. 9-43, jan./ jun, 2001.
MONARCHA, C. Arquitetura escolar republicana: a escola normal da praça e a construção da imagem da criança. In: FREITAS, M. C. (Org.). História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.
SOUZA, M. C. C. C. de. Escola e memória. Bragança Paulista: EDUSF, 2000.