SABERES CONSTITUTIVOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Autores

  • JONILSON COSTA CORREIA Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Curso de Hotelaria, Saberes Docentes, Formação de Professores

Resumo

Este estudo se propõe a analisar os saberes constitutivos da formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para a análise dos dados sobre os saberes dos professores, contamoas com as contribuições dos teóricos Paulo Freire (1996), Pimenta (1999, 2009), Alarcão (2010), Tardif (2002) e Vázquez (1986) que nos permitiram compreender que a constituição dos saberes possui origens distintas, dando-se por diversas influências de muitos aspectos. Na construção do presente estudo optamos pela abordagem qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou garantir um clima favorável, a fim de que os sujeitos se sentissem à vontade para se expressarem. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA atendendo, aos seguintes critérios: professores das disciplinas de formação geral e das disciplinas específicas, alunos do oitavo e nono período do curso. Concluímos que o professor durante o exercício da docência busca referências em seus antigos docentes e na sua experiência como aluno; o professor jamais forma-se sozinho, pois a construção do conhecimento também ocorre no fazer diário do professor e o prazer da profissão docente foi percebido como motivação na vida dos professores; os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados, sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JONILSON COSTA CORREIA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Educação. Professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. 

LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. 

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo; Cortez, 2010. (Coleção questões da nossa época; v. 8).

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 2002.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito cientifico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro:Contraponto, 1996.

CIRCOUREL, Aaron. Teoria e método em pesquisa de campo. In: UIMARÃES, Alba Zaluar (Org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

DESLANDES, Suely Ferreira. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria,método e criatividade. 28. ed.Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

HUBERMAN, M. Les phases de la carrière enseignante: un essal de description et de prevision. Revue Française de Pedagogie, n. 86.p. 5-16, 1989.

ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Revista Educação, v. 29,n. 2, p. 121-133. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria,2004.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toribio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LIMA, Paulo Gomes. Tendências Paradigmáticas na Pesquisa Educacional. Dissertação de Mestrado. UNICAMP, Campinas, 2001.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação:abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. Campinas/SP: Papirus, 1998.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José. Docência no ensino superior:construindo caminhos. In: SEVERINO, Antonio Joaquim; FAZENDA, Ivani C Arantes (Org.). Formação docente: rupturas e possibilidades. Campinas/SP: Papirus, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.

SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Org.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996.

TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O saber profissional dos professores: fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais... .Fortaleza: UFCE, 1996.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13, jan/fev/mar/abr, 2000.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A importância da educação para o Turismo. In: LAGE, Beatriz Helena Gelas. Turismo: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

COSTA CORREIA, J. ., & SILVEIRA DE MORAES, L. C. . (2012). SABERES CONSTITUTIVOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 87-106. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1379

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.