SABERES CONSTITUTIVOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Autores

  • JONILSON COSTA CORREIA Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Curso de Hotelaria, Saberes Docentes, Formação de Professores

Resumo

Este estudo se propõe a analisar os saberes constitutivos da formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para a análise dos dados sobre os saberes dos professores, contamoas com as contribuições dos teóricos Paulo Freire (1996), Pimenta (1999, 2009), Alarcão (2010), Tardif (2002) e Vázquez (1986) que nos permitiram compreender que a constituição dos saberes possui origens distintas, dando-se por diversas influências de muitos aspectos. Na construção do presente estudo optamos pela abordagem qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou garantir um clima favorável, a fim de que os sujeitos se sentissem à vontade para se expressarem. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA atendendo, aos seguintes critérios: professores das disciplinas de formação geral e das disciplinas específicas, alunos do oitavo e nono período do curso. Concluímos que o professor durante o exercício da docência busca referências em seus antigos docentes e na sua experiência como aluno; o professor jamais forma-se sozinho, pois a construção do conhecimento também ocorre no fazer diário do professor e o prazer da profissão docente foi percebido como motivação na vida dos professores; os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados, sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.

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Biografia do Autor

JONILSON COSTA CORREIA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Educação. Professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. 

LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. 

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Publicado

2012-12-10

Como Citar

COSTA CORREIA, J. ., & SILVEIRA DE MORAES, L. C. . (2012). SABERES CONSTITUTIVOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 87–106. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1379

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