A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PIAUÍ: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4292Palavras-chave:
Pesquisa, Educação Infantil, Pós-Graduação, Prática docente, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo tem como objetivo analisar pesquisas sobre Educação Infantil produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI), por meio de teses e dissertações, com vistas à elaboração de uma síntese analítica a respeito do conhecimento produzido na área. A análise abrangeu os trabalhos publicados no período de 2016 a 2020. A revisão cobriu estudos produzidos no PPGEd/UFPI por ser esta a principal referência no Estado como instituição pública de ensino no que tange à formação de professores e à pesquisa na área. O levantamento evidenciou a produção de 12 (doze) dissertações e 5(cinco) teses sobre a temática pesquisada. Os estudos destacam algumas problemáticas que caracterizam as políticas e práticas de Educação Infantil no Piauí, entre as quais se destacam: prevalência de concepções tradicionais, falta de condições de trabalho, inadequações das políticas de formação de professores, formação continuada predominantemente baseada na racionalidade técnica e perfil formativo de parte dos professores investigados. Concluiu-se que a pesquisa sobre Educação Infantil, no contexto analisado, tem contribuído para o desvelamento das condições de desenvolvimento das práticas docentes e da formação de professores da Educação Infantil e que é necessária maior divulgação dos resultados para potencializar a reflexão crítica das necessidades sociais e educacionais da população atendida nas creches e pré-escolas, o que é imprescindível para a construção das bases teórico-práticas para a educação das crianças piauienses.
Downloads
Referências
ABREU, A. C. S. dos S. R. de. Prática docente na Educação Infantil em agrupamentos de multiidade: experiências/resistências no campo no município de Altos/PI. 2020. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.
ANJOS, C. R. O trabalho docente na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Teresina no âmbito do Programa Alfa e Beto. 2018. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
BELFORT, N. de A. A. Prática docente e diversidade na Educação Infantil: narrativas de professoras. 2019. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 23 ago. 2022.
BORGES, M. N. Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 12, n. 8, p. 1-11, 2016. DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.089901. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3272. Acesso em: 22 set. 2022.
BRASIL. Casa Civil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 out. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010.
BRASIL. Fórum Nacional de Educação. Conae 2018: Conferência Nacional de Educação: documento – referência. Brasília, [2017].
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
CASTRO, D. dos S. C. de. Formação continuada de professores da Educação Infantil: entrelaces com a prática pedagógica. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
COCÔ, Valdete; VENTORIM, Silvana; ALVES Kallyne Kafuri. Políticas públicas de formação continuada na educação infantil. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 20. n. 32 jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1286/1134. Acesso em: 12 jun. 2022.
FERNANDES, A. G. N. A prática pedagógica na Educação Infantil mediada por conceitos da disciplina psicologia da educação: realidade e possibilidade na dialética apropriação e subjetividade. 2017. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.
FIGUEIREDO, K. K. S. R. Constituição das aprendizagens do professor de Educação Infantil: vivências pedagógicas e escritas de si. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
FRANCO, L. Investir em educação para a primeira infância é melhor ‘estratégia anticrime’, diz Nobel de Economia. BBC News Brasil, São Paulo, 21 maio 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48302274. Acesso em: 23 ago. 2022.
GOMES, T. P. Prática docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
GONÇALVES, E. M. R. Prática pedagógica na Educação Infantil e a Construção de Saberes Docentes. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
LEMOS, N. N. P. Avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: fundamentos teóricos e metodológicos. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.
LIMA, M. C. B. Quem são os professores da primeira infância?: um estudo sobre o perfil formativo dos professores que atuam na Educação Infantil no estado do Piauí, no contexto pós-LDB 9.394/96. 2016. 378 p. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
KUHLMANN JR., M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
MARTINS, M. de N. F. Prática pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral da criança. 2019. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.
MELO, P. T. C. A municipalização da Educação Infantil pública de Teresina: história, educação e memória (1996-2007). 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.
MOURA, A. L. F. O processo de apropriação da leitura e da escrita na Educação Infantil: narratividade das crianças. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
RODRIGUES, S. R. de M. C. O perfil formativo de professores da Educação Infantil: compatibilidade entre a formação. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.
INSTITUTO SEMESP. Dados Estados e Regiões: Estado do Piauí. In: INSTITUTO SEMESP. Mapa do Ensino Superior. 11. ed. São Paulo: SEMESP, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/regioes/nordeste/piaui/. Acesso em: 23 ago. 2021.
SILVA, M. de J. A. e. Formação continuada de professores da Educação Infantil e suas relações com a reelaboração da prática docente. 2017. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.
SOUSA, F. J. da C. Formação continuada de professores da Educação Infantil: interfaces com a prática docente. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
SOUZA, J. G. V. de. Experiências vivenciadas pelas crianças na Educação Infantil: a produção de conhecimentos acerca do mundo. 2017. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.
SOUZA, D. L. de et al. A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WgdZnSMrX49LLTJMffmsqNK/?lang=pt#:~:text=Desafios%20relacionados%20%C3%A0%20escassez%20de,infraestrutura%20deficit%C3%A1ria%20para%20pesquisa%3B%20baixa. Acesso em: 23 ago. 2022.
UFPI. PPGEd. Apresentação. Disponível em: https://ufpi.br/apresentacao-ppged. Acesso em: 23 ago. 2022.