OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores

  • ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS Universidad del Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26694/5870

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação inicial, Professor de Geografia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da formação inicial acadêmica na construção dos saberes docentes do professor de Geografia, destacando como estes se constituem e são necessários à atuação profissional. Exige-se cada vez mais que o professor dê conta de um corpo de conhecimentos e saberes na sua atuação profissional. Busca-se questionar como os cursos de formação inicial de geografia têm contribuído no processo de aprendizagem profissional, na formação de sujeitos autônomos, capazes de organizar o seu trabalho e de planejar ações diante da necessidade de encontrar soluções para situações complexas da sala de aula. Na pesquisa realizada no doutorado em Geografia/UFRGS acerca dos desafios do processo formativo do professor de Geografia, desenvolvido entre os anos de 2008 e 2010, investigamos que saberes docentes e os acadêmicos do curso de Geografia julgam necessário para atuação pedagógica do professor. Figuraram como sujeitos desta pesquisa oito alunos do 8ª nível da Licenciatura em Geografia da Universidade de Passo Fundo/RS e cinco professores que já atuam em sala de aula, egressos desta mesma universidade. Entendemos que é necessário (re)pensar a formação do professor de geografia para que contribua, de forma eficiente, com o desenvolvimento da sociedade através do processo de formação do ser humano.48

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS, Universidad del Estado de Santa Catarina

Licenciada em Geografia; Mestre em Educação; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia, supervisora de estágios do curso de Geografia Licenciatura da FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; membro do LABTATE/UFSC; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do curso de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. 

Referências

BORGES, Cecília M. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais.Araraquara: JM, 2004.

FRANCISCO, Maria Amélia S. Saberes Pedagógicos e Prática Docente. In: SILVA, Aida Maria M. et. al. Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para inclusão social. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: ENDIPE,2006. p. 27- 49.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FIORENTINI, D.; SOUZA e MELO, G. F. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, C. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) - pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras/ALB, 1998.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobra o saber docente. Ijuí: ed. UNIJUI, 1998.

GIOVANNI, Luciana Maria. O ambiente escolar de formação continuada. In: TIBALLI,Eliandra F. A.; CHAVES, Sandramara M. (Orgs.) Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GIROUX, Henri. Pedagogia radical. São Paulo: Cortez, 1983.

MALDONADO R. M. Os saberes docentes como construção social: o ensino centrado nas crianças. México: Fundo de Cultura Econômica, 2002.

MELLO, Guiomar Namo de. Educação escolar brasileira: o que trouxemos para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2004.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 3ªed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

NUNES, Célia M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, n. 74, p. 27-42, abr., 2001.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

REGO, Teresa Cristina R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva Vygotskiana. In: AQUINO, Julio G. (org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 83 – 101.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

THERRIEN, Jaques. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. . Acesso em 31 de jan. de 2009.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

VESENTINI, José W. A formação do professor de geografia – algumas reflexões. In:PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

WYPYCZYNSKI MARTINS, R. E. M. . (2015). OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (33), 63-78. https://doi.org/10.26694/5870

Edição

Seção

Artigos