v. 27 n. 54 (2023): Linguagens, Educação e Sociedade

					Visualizar v. 27 n. 54 (2023): Linguagens, Educação e Sociedade

Revista Linguagens, Educação e Sociedade | v. 27, n. 54, Maio./Ago. (2023)

Publicado: 2023-06-02

Editorial

Artigos

  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E OS QUILOMBOS: O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUILOMBOLAS

    Queziane Martins da Cruz, Arlete Ramos dos Santos
    7-36
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3140
  • JUVENTUDE RURAL EM UM TERRITÓRIO DE INCERTEZAS: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO

    Maria Zenaide Alves
    37-55
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3131
  • DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA JUSTA: ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS

    Léia de Cássia Fernandes Hegeto, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo
    56-78
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2995
  • O TRABALHO EDUCATIVO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Wirla Risany Lima Carvalho, Disnah Barroso Rodrigues, Keylla Rejane Almeida Melo
    79-108
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4127
  • O DISCURSO DE MAIS PRÁTICA PARA MELHOR FORMAR O PROFESSOR

    Giselle da Conceição, Veronica Borges
    109-138
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3134
  • REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA EM EDUCAÇÃO: CARACTERÍSTICAS, ESTRUTURA E POSSIBILIDADES ÀS PESQUISAS QUALITATIVAS

    Alessandra Freire Magalhães de Campos, Luís Miguel Dias Caetano, Victor Márcio Laus Reis Gomes
    139-169
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702
  • A DESINFORMAÇÃO E OS DISCURSOS AUTORITÁRIOS: A DEMOCRACIA AMEAÇADA E O DESAFIO À EDUCAÇÃO

    Lidiane Grutzamann, Flávia Schilling
    170-198
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3878
  • COMO OS(AS) ALUNOS(AS) OUVINTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL PODEM VIVENCIAR A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAS (LIBRAS)?

    Elsa Ferreira Silva Coelho de Lemos, Jonathas de Paula Chaguri
    199-223
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3926
  • PROFESSORAS LÉSBICAS: EM QUE RAIOS DE SILÊNCIO PODEMOS ENCONTRÁ-LAS

    Zuleide Paiva da Silva, Maria Inez da Silva de Souza Carvalho
    224-253
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2904
  • O TRANSPORTE ESCOLAR NAS RODAS DE CONVERSA DO FOPINECAF: DESAFIOS DE ACESSO DE ESTUDANTES ÀS ESCOLAS DO CAMPO

    Bruna dos Santos Prata, Érica de Souza, Eulina Maria Leite Nogueira
    254-274
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3724
  • DO DISCURSO INSTITUCIONAL DA CONFCOTAS NA UNEB À POLÍTICA DE COTAS NOS EDITAIS

    Gean César dos Santos Nogueira, Tatyanne Gomes Marques
    275-303
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4129
  • OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS BACHELARDIANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    Elisângela Regina Selli Melz, Rodrigo Cardoso Costa, Fernando Michelon Marques
    304-325
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3957
  • AGENDA 2030-ONU COMO ATO DE LINGUAGEM NEOLIBERAL: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DESIGUALDADES SOCIAIS

    Marcelo Manoel Sousa, Saraí Patricia Schmidt
    326-348
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4165
  • RELAÇÃO ENTRE ENSINO PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO

    Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi, Marta Sueli de Faria Sforni
    349 - 367
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3663
  • A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PIAUÍ: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS

    Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira Barros, Antonia Edna Brito
    368 - 391
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4292
  • LA DEPENDENCIA EN LA MOVILIDAD INTERNACIONAL DE LOS ESTUDIANTES LATINOAMERICANOS: UNA MIRADA CRÍTICA A ECUADOR Y BRASIL

    Annelise da Silva Canavarro, Elaine Cristina Silva dos Santos
    392 - 417
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4401