DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Autores

  • GEOVANA FERREIRA MELO Universidade Federal de Uberlândia
  • MARISA LOMÔNACO DE PAULA NAVES Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Docência no ensino superior, Desenvolvimento docente, Identidade profissional, profissão docente, Saberes

Resumo

Temos como propósito analisar e promover discussões sobre a formação de professores universitários no contexto da universidade pública. O estudo apresenta considerações sobre experiências formativas desenvolvidas e foi balizado pelos seguintes questionamentos: Como ocorre o processo de desenvolvimento profissional dos professores universitários? Quais fatores contribuem para a construção da identidade docente? Quais crenças possuem os professores a respeito da formação, da profissão e saberes da docência universitária? A pesquisa compreende uma análise qualitativa de dados quantitativos extraídos de um questionário, com itens relativos à formação inicial, profissão, saberes e práticas, entre outros, respondido por professores que participaram de ações formativas promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação de uma universidade pública. As respostas obtidas revelam como se dá o processo de formação e construção da identidade profissional entre os professores que atuam no ensino superior, e as análises aprofundam a reflexão sobre conceitos referentes ao exercício do magistério superior, considerando-se para tanto, a produção acadêmica na área. Dessa maneira, a dinâmica do estudo contribuiu para a compreensão das concepções dos professores, ao apresentarem como principais crenças: a relevância dos saberes específicos da área de formação, em que há o antigo dilema da formação do pesquisador versus professor; a produção da identidade profissional do professor relacionada aos valores, crenças e competências, como elementos constitutivos de sua professoralidade e de seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido, o estudo contribuiu para orientar a elaboração de um programa institucional de formação e desenvolvimento docente naquela universidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GEOVANA FERREIRA MELO, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. 

MARISA LOMÔNACO DE PAULA NAVES, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. 

Referências

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. A construção da Pedagogia Universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-43.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Presses Universitaires de France. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, ano 30, v. 63, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília (DF), v. 134, n. 248, p. 27.833-27.841, 23 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

CANÁRIO, R. O que é a Escola? Um "olhar" sociológico. Porto: Porto Editora, 2005.

CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.) Professor do Ensino Superior – Identidade, Docência e Formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000, p. 45-51.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

CUNHA, M. I. Ensino como mediação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: docência e formação. 2.ed. Brasília: Plano Editorial,2001.

DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Traduzido por Michel Thiollent. 1.ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21 ed. SãoPaulo: Paz e Terra, 1996.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí (RS): Ed. UNIJUÍ, 1998.

GIROUX, H. A. Os Professores como intelectuais transformadores: rumo a uma nova pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

IMBERNÓN, F. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ISAIA, S. M. de A. Professor universitário no contexto de suas trajetórias como pessoa e profissional. In: MOROSINI, M. C. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília, INEP, 2000, p. 21-34.

KEMMIS, S. e WILKINSON, M. Pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. In: PEREIRA, J. E. D.; ZEICHNER, K. M. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LOUREIRO, M. I. O desenvolvimento da carreira dos professores. In: ESTRELA, M.T. (org.) Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, Coleção Ciências da Educação, n. 26, p.117-160, 1997.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

______. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MELO, G. F. Tornar-se Professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 223 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás,Goiânia, 2007.

______. A Pesquisa-ação como estratégia de formação e de desenvolvimento profissional de docentes universitários. In: SILVA, Lazara Cristina; MIRANDA, Maria Irene (Org.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia: Ed. UFU, 2012, v. 1, p.97-112.

MONCEAU, G. Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 467-482,set./dez. 2005.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. São Paulo: Cortez,2002.

______. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 03, n.31, p. 521- 539, 2005.

______. Pesquisa e Formação de Professores: contextualização histórica e epistemológica de um projeto integrado. In: GUIMARÃES, V. S. (Org.). Formar para o mercado ou para a autonomia? Campinas (SP): Papirus, 2006. p. 67-88.

______; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez,2008.

______. A profissão de professor universitário: processos de construção da identidade docente. In: CUNHA, M. I da.; SOARES, S. R.; RIBEIRO, M. L. (Org.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: Ed. UEFS,2009. p. 33-55. v. 1

PUGLISI, M.L.; FRANCO, B. Análise de conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber, 2005

SÁ-CHAVES, I. Informação, formação e globalização: novos ou velhos paradigmas. In: ALARCÃO I. (Org.). Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: ArtMed,2001.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SILVA. D. S. A constituição docente em matemática à distância: entre saberes, experiências e narrativas 273 f. (Tese). Programa de Pós Graduação em Educação e Inclusão Social- Faculdade de Educação: UFMG, 2010.

SZYMANSKI, H. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano, 2002.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan./abr. 2009. 37 universitários. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 13, p. 5-23, 2000.

TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico de SENAC: a revista da educação profissional, Rio de Janeiro, v. 35, n.1, p. 29-37, janeiro/abril 2009.

TURA, M. L. R. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, N. et al.. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 183-206.

VAILLANT, D.; MARCELO GARCIA, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas da aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012

VALLI, L. Reflective education cases and critiques. Bew York: State University of New Press, 1992.

VAN MAANEN, J. SCHEIN, E. Toward a theory of organization socialization. Research in Organization Behavior, v. 1, 1979.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva dos professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

FERREIRA MELO, G. ., & DE PAULA NAVES, M. L. . (2014). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 126–148. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1305

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)