A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROEJA NO CONTEXTO DO IFMA SOB A ÓPTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, EJA, PROEJAResumo
O artigo analisa a Formação Continuada de Professores que atuam no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. A pesquisa é de caráter qualitativo e envolveu as coordenadoras pedagógicas do curso técnico em Agropecuária - PROEJA. Como problema de pesquisa têm-se os seguintes: Qual a concepção de formação continuada de professores adotada no PROEJA? Quais as orientações teóricas e metodológicas que norteiam a formação continuada de professores que atuam no PROEJA? Quais as dificuldades encontradas pelos professores do PROEJA no desenvolvimento da sua prática pedagógica? Para o desenvolvimento dessa pesquisa nos fundamentamos em Alarcão (2003), Brasil (2007), Contreras (2002), Nóvoa (1991), Perrenoud (1999), Pinto (1982), dentre outros. Essa pesquisa possibilitou a constatação da importância de uma formação continuada para o exercício da prática educativa cada vez mais aprimorada em prol de um trabalho pedagógico fundamentado teórica e metodologicamente, uma vez que desses educadores são exigidos conhecimentos e práticas voltados para o desenvolvimento desses jovens e adultos que viabilizem, sobretudo, a sua permanência no ambiente escolar. A pesquisa permitiu compreender que a formação continuada se faz necessária em razão de ser um componente importantíssimo para a qualificação profissional. Desse modo, o PROEJA em seu documento base, já estabelece essa formação aos docentes como condição essencial para atuação nesse programa.
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