ENFOQUES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL: MODOS DE SER E DE SE FAZER PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5405

Palavras-chave:

Currículo, Formação de Professores, Educação Infantil

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação que discute o lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias-UEMA e suas possíveis implicações na formação do/a professor/a de Educação Infantil, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético. Insere-se no quadro teórico-metodológico da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Está fundamentado em teóricos como Martins (2010), Freitas (2002), André (2009), Teles (2018), Freire (2015), Saviani (2008), Vygotsky (2001, 2003), entre outros, e em documentos oficiais que direcionam historicamente a formação de professores, com destaque para a LDBEN/1996, o PNE/2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível Superior, estabelecidas a partir do Parecer do CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001 e da Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. O estudo permitiu compreender alguns enfoques curriculares que impactam a formação inicial de professores, seus modos de ser e de se fazer na profissão docente, e mais especificamente, a necessidade de formação de professor/a da Educação Infantil pautada na omnilateralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Veras Medeiros, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta I da Universidade Estadual do Maranhão campus Caxias/UEMA. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professor, currículo, educação infantil e práticas educativas. Conta com publicações em periódicos nacionais e internacionais indexados, capítulos de livros. E-mail: marinalvaveras09@gmail.com

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio. Professor Associado III da Universidade Federal do Pará (UFPA). Vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/ICED/UFPA. As áreas de interesse na pesquisa incluem: formação de professor, pedagogia decolonial, filosofia e práticas educativas. Conta com publicações em periódicos nacionais e internacionais indexados, capítulos de livros. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia da UFPA. E-mail: waldir@ufpa.br.

Referências

ANDRÉ, M. Pesquisas em formação de professores: contribuições para a prática docente. In: PINHO, S. Z. Formação de professores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 241-255.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9394/96. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico]. Brasília: Inep, 2021. Disponível em:

https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.

BRASIL. Parecer do CNE/CP nº 9 de 08 de maio de 2001. Analisa a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf . Acesso em: 19 set. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf . Acesso em 19 set. 2021.

CAMPOS, R. de F. A reforma da formação inicial dos professores da Educação Básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental. 2002. 242f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. Profissionalização: da palavra à política. In: MORAES, M. C.; PACHECO, J. A.; EVANGELISTA, M. O. (org.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Editora Porto, 2003. p. 27-46.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embates entre projetos de formação. Educ. Soc., Campinas, SP, n. 80, p. 136-197, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hH5LZRBbrDFKLX7RJvXKbrH/?lang=pt. Acesso em 13 set. 2021.

GIROUX, A. H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares de Educação Infantil: para retomar o debate. Revista Pró-posições, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 65-82, 2002. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643954.

Acesso em: 01 set. 2021.

KUHLMANN JR. M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KUENZER, A. Z. As políticas de formação: a constituição da identidade do

professor sobrante. Educação & Sociedade. Campinas, v. 20, n. 68, p.163-183, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yXkX6Nmc398FDDQcsJwm38P#. Acesso em: 31 jan. 2024.

LIMONTA, S. V. Currículo e formação de professores: um estudo da proposta curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. 2009. 327f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, 2009.

MARTINS L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 13-32.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Formação de Professor. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, p. 97-105, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702. Acesso em: 5 mar. 2022.

MEDEIROS, M. V. Tecendo sentidos e significados sobre a prática pedagógica do supervisor escolar. 2007. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2007.

MEDEIROS, M. V.; CABRAL, C. L. O. Formação Docente: da teoria à prática em uma abordagem sócio-histórica. Revista E-curriculum, São Paulo, v.1, n. 2, 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3122. Acesso em: 11 jun. de 2020.

MEDEIROS, M. V.; ABREU, W. F. Políticas de Formação de Professores no Brasil: um olhar a partir do Materialismo Histórico-Dialético. In: ABREU. W. F. de et al. (org.). O grupo de estudos e pesquisas em educação, infância e filosofia como lócus de humanização e formação de sujeitos. Belém: RFB, 2021. p. 257-276.

MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visăo radical. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n.1, p. 98-110, 2000.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

OLIVEIRA, A. S.; BUENO, B. O. Formação às avessas: problematizando a simetria invertida na educação continuada de professores. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 4, p. 875-890, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GZt6QtnRFgDRcFVrvZjsYsk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 set. 2021.

PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425-447, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342301480_Curriculo_por_campos_de_experiencia_na_educacao_infantil_ainda_e_possivel_preservar_o_ensino_desenvolvente. Acesso em: 04 de fev. 2024.

PERRENOUD, P. Prática reflexiva no ofício do professor. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, P. Formação contínua e obrigatoriedade de competências na profissão de professor. In: CONHOLATO, M. C. et al. Sistemas de avaliação educacional. São Paulo: FDE, 1998. (Ideias; 30). p. 205-248.

RAUPP, M. D. Concepções de formação das professoras de Educação Infantil na produção científica brasileira. In: VAZ, A. F; MONN, C. M. Educação Infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Harmonia: São Paulo, 2012. p. 139-156.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SILVA, S. M. Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Professores: flexibilização e autonomia. 2006. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

STENHOUSE, L. A investigação com base no ensino. Madrid: Morata, 1985.

¬TARDIF, M. GAUTHIER, C. O professor como ator racional: que racionalidade? que saber? Que julgamento? In: PERRONOUD, P. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 177-202.

TEIXEIRA, S. R. S. A Educação em Vigotski: prática e caminho para a liberdade

In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/ZkmZLqzStG7gZknWBDxVRsM/. Acesso em: 08 jul. 2022

TELES, F. P. O brincar na Educação Infantil com base em Atividades Sociais, por um Currículo não Encapsulado. 2018. 216f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Veras Medeiros, M. ., & Ferreira de Abreu, W. (2024). ENFOQUES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL: MODOS DE SER E DE SE FAZER PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5405

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)