A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA UEMANET: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO POLO DE COELHO NETOMARANHÃO

Autores

  • JONILSON COSTA CORREIA Universidade Federal do Maranhão
  • ANA CARLA VALE LAGO Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

UEMANET, Formação de Professores, Educação a Distância

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar as percepções dos alunos do Curso de Pedagogia a distância da UEMANET sobre a contribuição deste para a sua formação e prática docente tendo em vista que os participantes da pesquisa também são docentes em escolas dos municípios de Coelho Neto, Duque Bacelar e Buriti, no Maranhão. A metodologia se constituiu de uma análise qualitativa tomando por base o referencial teórico que trata sobre a formação docente de modo geral. Utilizamos para coleta de dados um questionário com pergunta aberta para atingir o objetivo da pesquisa. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os discentes do oitavo período do Curso de Pedagogia da UEMANET que atuam como professores. Quanto à concepção que os participantes da pesquisa têm da profissão docente está implícito nas suas falas que, para ser professor, é necessário planejar seu trabalho, conhecer a realidade do mercado de trabalho através do estágio e adquirir conhecimentos teóricos para fundamentar sua vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JONILSON COSTA CORREIA, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão- DETUH/ Doutorando em Educação- FAE – Universidade Federal De Minas Gerais.

ANA CARLA VALE LAGO, Universidade Estadual do Maranhão

Universidade Estadual do Maranhão – Núcleo de Tecnologias para a Educação à Distância – UEMANET-Especialista em Educação. Mestranda em Educação – IUA.

Referências

ARAÚJO, Roberta Negrão de SANTOS, Silvia Alves dos; MALANCHEN, Julia. Formação de professores: diferentes enfoques e algumas contradições. IX ANPED Sul, 2012.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Tecnologia da inteligência: gestão e competência pedagógica virtual. Madri, ES: Popular, 2007.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto, PT: Porto, 2002.

BRASIL. MEC. SEF. Referenciais para formação de professores. Brasília: SEF, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2015.

CORREIA, Jonilson C. MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Reflexões sobre a formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e os saberes da docência. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 11, n. 26, 2015.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes, 2010. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp>. Acesso em: 15 ago. 2015.

GATTI, B. A. Novos modelos formativos de professores. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores/UNESP-SP, 2005. (Congresso) HAMZE, Amélia. Governabilidade e Governança. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/governabilidade-governanca.htm>. Acesso em: 20 ago. 2015.

HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira et al.. A Pedagogia das Competências e a Formação de Professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, ano 1, n. 1, jan. 2009.

KULLOK, Maisa Gomes Brandão. As exigências da formação do professor na atualidade. Maceió: Ed. UFAL, 2000.

MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MONTEIRO JÚNIOR, Áureo Gomes. Educação Orgânica. Curitiba: Ahom Educação, 2011.

MORAN, J. M. Novos caminhos do ensino a distância. CEAD. Boletim SENAI, Rio de Janeiro, ano I, n. 5, 1994.

MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: ______. Os professores e a sua formação. Lisboa, PT: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, Antônio. NOVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto, PT: Porto, 2007.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis, Catalão, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PRETI, Oresti (Org.). Educação a Distância: Sobre discursos e práticas. Brasília: Líber, 2005.

SERRA, Antonio Roberto Coelho. A trajetória de acumulação tecnológica do Núcleo de Tecnologias Educacionais da UEMA. XXXIII Encontro da ANPAD. São Paulo, 2009.

SILVA, Vanessa N. da; PASSOS, Denis da Silva; PEREIRA, Isabel Cristina A. Novas Tecnologias, Educação a Distância e Formação de Professores na Universidade Estadual do Maranhão. II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012.

TROJAN, R. M. Teoria e prática na formação docente: estudo das políticas educacionais brasileiras e cubanas. Práxis Educativa, v.3, n. 1, p. 29-42, jan./jun. 2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA). Resolução n. 65/08 – Consun/Uema. Altera o nome do Núcleo de Educação a Distância – Nead para Núcleo de Tecnologias para Educação. São Luís, MA, 2008.

VYGOSTSKY, Lev. Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológico superiores. Tradução José Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

COSTA CORREIA, J. ., & VALE LAGO, A. C. . (2017). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA UEMANET: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO POLO DE COELHO NETOMARANHÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 200-216. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1227

Edição

Seção

Artigos