TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS”

Autores

  • MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS Universidade de São Paulo
  • ÁLVARO JOSÉ CAMARGO VIEIRA Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/5875

Palavras-chave:

Formação de Professores, Escolas rurais, Estabelecidos e Outsiders

Resumo

Este artigo discute o trabalho de professores de uma escola pertencente a um assentamento do Maranhão, a partir do trabalho “os estabelecidos e os outsiders” de Elias e Scotson. Este artigo, deste modo, encontra-se no âmbito de uma releitura da dissertação de mestrado, apresentada em 2010, tomando como base, conceitos como agente, sentido, estrutura e história discutidos pelos autores supracitados. A dissertação elegeu como questão principal, as implicações da ação política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a prática pedagógica dos professores de um assentamento no Maranhão. Atentamos para as seguintes questões: quem são as (os) professoras (es) que atuam nas escolas deste assentamento? As atividades e formações desenvolvidas pelo MST apresentam contribuições para a prática pedagógica destes professores? De que forma a participação e a militância no MST interfere na prática pedagógica das (os) professoras (es) do referido Assentamento? Qual a dimensão política da escola neste lugar? Utilizamos, deste modo, as contribuições da etnometodologia e dos seguintes dispositivos de pesquisa: entrevistas semi-estruturadas, questionário perfil e observação participante. Fundamentamos, portanto, este trabalho nos estudos de Beltrame (2000), Bezerra Neto (1999), Brandão (1983), Caldart (2004), Damasceno (1990), Elias (1994, 2000, 2001, 2006, 2008 e 2011), Fernandes (2000), Freire (1996).

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Biografia do Autor

MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS, Universidade de São Paulo

Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Vinculação Institucional: Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

ÁLVARO JOSÉ CAMARGO VIEIRA, Universidade Católica de São Paulo

Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Vinculação Institucional: Colégio São Domingos.

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Publicado

2015-10-26

Como Citar

MARTINS, M. D. C. ., & CAMARGO VIEIRA, ÁLVARO J. . (2015). TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS”. Linguagens, Educação E Sociedade, (33), 249–269. https://doi.org/10.26694/5875

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