A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO

Autores

  • PATRÍCIA DA CUNHA GONZAGA Universidade Federal do Piauí
  • JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Bioalfabetização

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre a formação dos professores de Biologia em interface com a bioalfabetização, no qual procuramos conhecer como se delineia a formação dos professores de Biologia das escolas públicas estaduais do município de José de Freitas – PI, buscando compreender como se constitui o processo de bioalfabetização no Ensino Médio, e as contribuições da formação inicial e continuada dos professores para a alfabetização biológica dos alunos. Este artigo representa um recorte de pesquisa empírica realizada no município mencionado, por nós desenvolvida, resultando em nossa Dissertação de Mestrado em Educação, denominada “A trajetória formativa do professor de Biologia e suas contribuições para o processo de alfabetização biológica”. No seu cerne, a pesquisa em referência tratou acerca da importância da “bioalfabetização” nas escolas contemporâneas, sendo esta denominação despontada a partir de estudos sobre o processo de “alfabetização biológica” no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos como método, o autobiográfico, tomando por base alguns teóricos, como: Krasilchik (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1992), Tardif (2002), dentre outros. A partir deste estudo, percebemos a importância de uma satisfatória formação inicial e continuada dos professores de Biologia, a fim de tornarem-se bioalfabetizadores, sendo capazes de proporcionar um ensino voltado à aquisição de competências que permitam ao aluno compreender as informações, refletir sobre o mundo e nele agir com autonomia, fazendo uso dos saberes adquiridos da ciência, da tecnologia e do mundo vivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PATRÍCIA DA CUNHA GONZAGA, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Teresina e da Secretaria de Educação do Estado do Piauí. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Formação de Professores e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Formação de Professores de Ciências. 

JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em educação: ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Ciência e Tecnologia Nuclear pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Bolsista de produtividade do CNPq.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. República Federativa do Brasil: Brasília, DF,23 de dezembro de 1996.

______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

______. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio.Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília:Ministério da Educação,2008. v. 2.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL PEREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, Wanderley; GUAZZELLI, Iara Regina Bocchese. A educação biológica frente à cultura globalizada, 2005. Disponível em:<http://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp5edubio.txt>. Acesso em: jul. 2012.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir - relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Formação Inicial de Professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência & Educação, UNESP, v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n3/v16n3a09.pdf>. Acesso em: fev. 2013.

GONZAGA, Patricia da Cunha. A trajetória formativa do professor de Biologia e suas contribuições para o processo de alfabetização biológica, 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2013.

GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de Professores. Lisboa: Porto Editorial, 2000. p. 63-78.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. Lisboa: Porto Editorial, 2000. p. 31-61.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Ed. USP, 2011.

MARANDINO, Martha. ; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: história e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. A influência de uma proposta Didático-Pedagógica na Prática Docente de Ciências Naturais e sua articulação com a formação continuada. In: MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa (Org.). Formação, Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação: retratos e relatos. Teresina: Ed. UFPI, 2011. p. 55-92.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, António (Org). Vidas de Professores. Lisboa: Porto Editorial, 2000.p. 111-139.

NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e Avaliação de Professores. Porto: Porto, 1999.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes,2002.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

DA CUNHA GONZAGA, P. ., & DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, J. A. . (2014). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 05-29. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1299

Edição

Seção

Artigos