O AGENCIAMENTO ECONÔMICO-FORMATIVO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4561

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico, Educação do campo, Organismo multilaterais, Trabalho

Resumo

Este estudo enfatiza o exame dos programas e projetos educacionais do campo no Vale do Juruá-Acre, verificando suas articulações com a agenda global dos organismos multilaterais e seus reflexos sobre a pobreza. Como constituintes metodológicos atinentes às concepções teóricas e gerados pelos dados documentais, pelo enfoque de natureza qualitativa, desenvolvemos uma análise dialética. Na pesquisa, identificou-se o predomínio da dimensão econômico-formativa, tanto no conhecimento escolar quanto no trabalho, apreendidos para legitimar um ideário educativo e de modo de vida que captura as individualidades e singularidades dos povos do campo, produzindo uma convergência de interesses que falseia a realidade e repercute como condicionante socioeconômico e educativo.

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Biografia do Autor

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Doutor em Educação (UFAM). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre  (IFAC) e Líder Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (NITEPES), Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. E-mail: marcondes.nicacio@ifac.edu.br.

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

de Lima Nicácio, M. (2024). O AGENCIAMENTO ECONÔMICO-FORMATIVO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO ACRE. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4561

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