TDAH NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: análise dos trabalhos publicados no ENEBIO (2011 a 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4965

Palavras-chave:

TDAH, Inclusão, Ensino de Ciências e Biologia

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se como uma condição neurobiológica de causas genéticas que ocasiona sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Compreendendo que esses sintomas afetam principalmente as crianças em idade escolar, este estudo tem como objetivo analisar a produção de trabalhos nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) relacionada a produções acadêmicas sobre a inclusão de alunos com TDAH no ensino de Ciências e Biologia. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo levantamento bibliográfico, com um recorte temporal de 10 anos, sendo correspondente ao período de 2011 a 2021. A busca dos trabalhos se deu a partir dos seguintes descritores: TDA/H, transtorno, déficit de atenção, hiperatividade, educação especial, educação inclusiva. Os resultados apontam que há uma baixa quantidade de artigos publicados no ENEBIO sobre inclusão de alunos com o transtorno, evidenciando a necessidade de novos estudos. O baixo número de resultados dificulta as discussões sobre a temática, bem como a elaboração de estratégias didático-pedagógicas que possibilitem a inclusão de estudantes com TDAH no ensino de Ciências e Biologia.

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Biografia do Autor

Beatriz dos Reis Almeida, Universidade Estadual de Santa cruz

Graduada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação de Ciências e Matemática (PPGECM/UESC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Inclusiva (GEPECEI/UESC). Ilhéus, Bahia, Brasil. E-mail: biareis395@gmail.com.

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Inclusiva (GEPECEI / UESC). Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade (UNEB) e do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC / UESC). Ilhéus, Bahia, Brasil.  E-mail: vbdias@uesc.br.

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

dos Reis Almeida, B., & Borges Dias, V. . (2024). TDAH NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: análise dos trabalhos publicados no ENEBIO (2011 a 2021). Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56). https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4965

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