ESCUTA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA CENTRADA NA CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4868

Palavras-chave:

Crianças, Educação Infantil, Infância, Escuta Sensível, Linguagens

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central analisar o processo de escuta das manifestações das crianças na educação infantil e sua incorporação nos planejamentos e efetivação da prática pedagógica. As discussões apoiam-se na perspectiva conceitual da Sociologia da Infância, na concepção de criança como produtora de cultura e linguagens. Os procedimentos metodológicos utilizados possuem como base uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. As observações na sala de referência de uma turma pré-escolar e a entrevista com a educadora responsável pela turma foram escolhidas como os instrumentos de produção de dados. As reflexões tecidas neste estudo tiveram como principais suportes teóricos o trabalho de pesquisadores como Belloni (2009); Corsaro (2011), Sarmento (2008), Rinaldi (2012), Friedmann (2019), Delgado e Müller (2005), e Müller (2006). A partir dos achados na pesquisa foi possível organizar três categorias de estudo: a) espaço/ tempo na rotina das crianças; b) o planejamento através das vozes das crianças; c) a percepção sobre as crianças e suas vozes. Os resultados evidenciaram uma participação minimizada, controlada, na qual a professora não utiliza estratégias pedagógicas para que as crianças participem ativamente se posicionando sobre o seu processo de aprendizagem. Conclui-se, diante disso, que as crianças são sujeitos competentes que precisam ser consideradas nas suas diversas linguagens, e ao visualizá-las como centro da proposta pedagógica é possível a realização de um trabalho significativo e participativo, com elas, que amplie seu desenvolvimento, o que afirma a importância da escuta sensível para elaboração e condução das ações educativas na educação infantil.

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Biografia do Autor

Laíse Soares Lima, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). No presente, é professora no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - Campus VIII/ Paulo Afonso. Possui experiência na área de pesquisa em Educação, principalmente com publicações e estudos nos seguintes temas: História Social da Infância; Infância e Educação; Estágio Supervisionado; Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. E-mail: laisesoareslima@hotmail.com

Gicelma de Oliveira Cavalcante, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - PPGE/UFAL (2014). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Filho - UNIVERSO (2000). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VIII. Professora no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - Campus VIII/ Paulo Afonso. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Colegiado de Pedagogia, Coordenadora do Colegiado de Pedagogia (2022-2024). Integrante do grupo de pesquisa FORPEC - Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade (UNEB/CAMPUS VIII) e GEPECI (UFAL) - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis. 

Ingrid Nayanne da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado Bahia (UNEB). Paulo Afonso, Bahia, Brasil, E-mail: ingridnayanne4@gmail.com

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Lima, L. S., de Oliveira Cavalcante, G., & Nayanne da Silva Santos, I. (2024). ESCUTA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA CENTRADA NA CRIANÇA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4868

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