AS TRAJETÓRIAS DE JOVENS PERIFÉRICOS: OS CURSINHOS POPULARES E O PROJETO DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2878

Palavras-chave:

Trajetórias escolares. Projeto de vida. Cursinhos populares. Democratização do ensino., Potencialidade e impacto social; Educação básica; Democratização do ensino.

Resumo

O presente artigo objetiva identificar e socializar a potencialidade e impacto social dos cursinhos populares na democratização do acesso ao ensino universitário e, também, na concretização do projeto de vida de jovens periféricos. Para tanto buscou-se compreender o processo de formação na educação básica, a projeção do projeto de vida e o ingresso no ensino superior. A pesquisa assume caráter qualitativo ao se propor analisar as relações a partir dos contextos sociais explicitados nas narrativas e nas perspectivas dos colaboradores. Participaram da pesquisa nove sujeitos que passaram por cursinhos populares e se dispuseram contribuir com nossas reflexões. As narrativas desvelam que os cursinhos
populares impactam na vida desses sujeitos através da horizontalidade do ensino e da construção de identidades socioculturais. A pesquisa sinaliza que os cursinhos populares ao contribuírem para mitigar as deficiências da educação básica pública, apresentam potencial de contribuir efetivamente com estudantes, cujo projeto de vida é ingressar no ensino superior. No entanto, denuncia, também, a urgência da necessidade do aperfeiçoamento de políticas públicas na educação básica, buscando um aprimoramento da educação pública, no intuito de formar sujeitos capazes de fazerem escolhas e de ingressar no ensino superior sem depender dos cursinhos populares.

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Biografia do Autor

Bruno Lima dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Pós Graduando Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Jonisario Littig, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU)

Coordenador Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU) no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assisolina Assis Andrade – Vila Velha – ES.

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutor em Educação Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraqurara-SP.

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Líder do Grupo de Pesquisa "Narrativas, Memórias, SAberes e FAzeres de Professores de Geografia e História da Educação Básica".

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Lima dos Santos, B. . ., Littig, J. ., & José Borges, V. (2022). AS TRAJETÓRIAS DE JOVENS PERIFÉRICOS: OS CURSINHOS POPULARES E O PROJETO DE VIDA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(50), 158-183. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2878