AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE ALUNOS QUE VIVENCIAM O INSUCESSO ESCOLAR NA REDE PRIVADA DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5857

Palavras-chave:

Representação Social, Insucesso Escolar, Professor das Séries Iniciais, Rede Privada de Ensino, Núcleo Central

Resumo

Este estudo consiste em conhecer as Representações Sociais que os professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental de escolas particulares no interior do Estado do Rio de Janeiro atribuem ao insucesso escolar. Tal problematização dialoga e fundamenta-se na perspectiva de estudos da teoria das Representações Sociais. No caso do estudo aqui realizado, abordamos que as representações sociais ou os sentidos atribuídos a um dado objeto por determinado grupo de sujeitos expressam tanto as informações circulantes acerca desse objeto, as condições de filtragem dessas informações, às experiências relativas ao grupo, as condições sociais e culturais desse grupo e suas relações com os que lhes são próximos ou distantes. Assim, eles retratam fidedignamente as realidades de acordo com valores e normas de determinados grupos, expressam as contradições e as compressões de seus pares. Para isso, adotou-se uma abordagem pluri-metodológica, associando observação, entrevista, teste de evocação livre de palavras e teste do núcleo central. Como resultado, os professores reconhecem o insucesso escolar de seus alunos e projetam a responsabilidade na família. Na análise das evocações  livre,  destacou-se dois termos que compõem, possivelmente, o núcleo central da Representação Social de Insucesso Escolar, família e despreparo do professor. Os resultados encontrados permitiram captar as diferentes formas de circulação de informações, as rotinas de trabalho, os sentidos circulantes, enfim, o cotidiano que vêm marcando os professores pesquisados.

Downloads

Biografia do Autor

Kátia Arruda Dias, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão na Universidade Federal Fluminense-UFF e Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Pós Graduação em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia com habilitação em: Administração Escolar, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Magistério - Disciplinas Pedagógicas. Atualmente é Pedagoga - Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ no Campus Niterói. É vice coordenadora do NAPNE - Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas do IFRJ campus Niterói. 

Thiago Corrêa Lacerda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado em Ciências e Biotecnologia em andamento (2023) . Possui experiência na área de Radioatividade Aplicada, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro no campus Niterói. Está credenciado no Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (Nível doutorado acadêmico) do Instituto de Biologia, da Universidade Federal Fluminense.

Vanessa do Carmo Correia, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn/UFF), Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), com pesquisa sobre formação continuada de professores do ensino superior, pós-graduada no Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial; Licenciada em Formação Pedagógica em Ciências Biológicas, Bacharel em Fisioterapia, pós-graduada em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva e em Fisioterapia Intensiva. Coordenadora Acadêmica do Centro Universitário Anhanguera de Niterói; com experiência em gestão, docência no ensino superior e assistência em Fisioterapia.

Referências

ABRIC, J. C. L’organisation interne des représentations sociales: système central et système périphérique. In: GUIMELLI, C. (Ed.). Structures et transformations des répresentations sociales. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1994b.

ABRIC, J. C. Méthodologie de recueil des répresentations sociales. In: ABRIC, J. C. (Ed.). Pratiques sociales et répresentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994c.

ABRIC, J. C. Représentations sociales: aspects théoriques. In: ABRIC, J. C. (org.). Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994a.

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denise Cristina. (org.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB, 1998. p. 27-46.

ABRIC, J. C. Abordagem Estrutural das Representações Sociais: Desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, P. H.; LOUREIRO, M. C. (org.). Representações Sociais e Práticas Educativas. Goiânia: UCG, 2003. p.35-57.

ABRIC, J. C. De l’importance dês représentations sociales dans les problémes de l’exclusion sociale. In: ABRIC, jean Claude. (Ed.). Exclusion sociale, insertion et prevention, Saint-Agne: Editions Erès – 1996. p. 11-17.

ABRIC, J. C. L” organization interne dês representations socials: système central et système périphérique. In: GUIMELLI, C. (org.). Structure et transformations des representations sociales. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1994a.

ABRIC, J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1ª ed. 2001. p. 155-171.

ABRIC, J. C. Pratiques socials et representations sociales. Paris: PUF, 1994b.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. “Fracasso escolar”: representações de professores e alunos repetentes. In: Jornada Internacional Sobre Representações Sociais, 4.,2005, João Pessoa. [Anais...]. João Pessoa, 2005.CD-ROM.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Being a school teacher in Brazil. In: International Conference On Social Representations: Media And Society, 8., 2006, Roma. [Anais…]. Roma, 2006a.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O “aluno da escola pública”: o que dizem as professoras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, set./dez. 2006b. p. 349-359.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações de professores sobre “fracasso escolar”. Caxambu: ANPED, 2003.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais de professores da rede pública sobre sua identidade profissional hoje. Projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq, 2002.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Em Aberto, Brasília, DF, ano 14, n. 61, jan./mar. 1994.

ALVES-MAZZOTTI, A. J; MADEIRA, M. C. et al. Os Sentidos de Ser Professor. In: III Jornada Internacional e I Conferência sobre Representações Sociais, 2003, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro:[s.n.], 2003. p. 47.

APPLE, M. W. Podem as pedagogias críticas sustar as políticas de direita?. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 116, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742002000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 ago. 2023. DOI: 10.1590/S0100-15742002000200006.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

CAMPOS, P. H. F. A abordagem estrutural e o estudo das relações entre práticas e representações sociais. In: CAMPOS, P. H.; LOUREIRO, M. C. (org.). Representações Sociais e Práticas Educativas. Goiânia: Ed. Da UCG, 2003. p.21-36.

CAMPOS, P. H. F. As representações sociais de “meninos de rua”: proximidade do objeto e diferenças estruturais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (org.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Goiânia; ab, 1ª ED. 1998. p. 271-283.

COELHO, D. T. Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia. Areal Editores, 2022.

CORREIA, L. M. Dificuldades de Aprendizagem Específicas – Contributos para uma definição portuguesa. Coleção Impacto Educacional. Porto: Porto Editora, 2008.

CYRULNIK, B. Les Villains petits canards. Paris: Odile Jacob, 2001.

SILVA, Cleânia de Sales. O Construtivismo entre os Professores do Ensino Fundamental: Um Discurso Ancorado. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], n. 10, 2024. p. 27-34.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

DIAS, N. M.; MENEZES, A.; SEABRA, A. G. Alterações das funções executivas em crianças e adolescente. Est. Inter. Psicol. vol.1 no.1 Londrina, 2010.

DUBET, F.; DURU-BELLAT, M. L'Hypocrisie scolaire. Paris: Seuil, 2000.

DURU-BELLAT, M. Les Inégalités sociales à l'école. Paris: PUF, 2002.

FLAMENT, C. Struture, dynamique et transformation des representations socials. In: J. C. Abric. (Ed.). Pratiques socials et representations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994. p. 37-57.

GILLY, M. As representações sociais no campo da educação. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2001. p. 321-342.

JODELET, D. Alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, A. Representando a Alteridade. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 46-67.

JODELET, D. Folies et Representations Sociales. Paris: PUF, 1989.

JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-43.

JODELET, D. Représentations sociales: phénomnes, concept et théorie. In: MOSCOVICI, S. (org.). Pshycologie Sociale. Paris: PUF, 1984.

LELIS, I. A. O. M.; ALBERGARIA, M. T. A. Práticas Educativas entre famílias de camadas médias e processos de escolarização dois filhos: o caso da Funrei. In: CHAVES, Eneida Maria. (org.). Trajetórias multidisciplinares na construção do conhecimento professores e escola em questão. Vol., v.1, ed. São João Del rei: Funrei, 2001. p. 265-300.

LELIS, I. A. O. M. O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 35, n. 125, 2005. p. 137-160.

LELIS, I. A. O. M.; BRANDÃO, Z. Elites acadêmicas e escolarização dos filhos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, 2003. p. 509-526.

LELIS, Isabel. O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.125, mai./ago., 2005. p.137-160.

LIMA, R. S. Propostas metodológicas para trabalhar as dificuldades dos alunos com Transtornos Funcionais Específicos. 2014. Produção didático -pedagógica: caderno pedagógico, Curitiba, 2015. 115 p.

MADEIRA, M. C. Representações Sociais: pressupostos e implicações. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, n. 172, v. 72, mai./ago., 1991. p.123-144.

MADEIRA, M. C. Um aprender do viver: educação e representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (org.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: ABDR., 1998. p. 239-250.

MADEIRA, M. C.; JODELET, D. Representações Sociais teoria e prática. Editora UFPB, 2001.

MADEIRA, M.C. A (re)construção da teoria na prática do professor: os sentidos de aprendizagem. Psicologia da Educação - Revista do Programa de Estudos Pós-graduados (PUC/SP), São Paulo, v. 14/15, 2003. p. 207-222.

MADEIRA, M.C. Representações Sociais e Educação: importância teórico-metodológica de uma relação. In: MOREIRA, A. Representações Sociais: teoria e prática. João Pessoa: Ed. Universitária, 2002. p. 123-144.

MADEIRA, M.C. Representações Sociais teoria e prática. Editora UFPB, 2001.

MADEIRA, M.C. Um aprender do viver: educação e representações sociais. In: Refletindo sobre questões comuns. In: Ensinar e aprender: os lugares do aluno, Revista de educação AEC do Brasil, ano 29 – nº 116 julho/setembro, 2000. p. 31-40.

MARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira; SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira. Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, jan./abr., 2005. p. 171-199.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. La Psychanalyse, son image et son public. Paris: Presses Universitaires de France, 1976.

MOSCOVICI, S. Psychologie Sociale, 2ª ed. Paris, PUF, 1984.

NOGUEIRA, M. A. A construção da excelência escolar. Um estudo de trajetórias feito com, estudantes universitários provenientes das camadas médias intelectualizadas. In: NOGUEIRA et al. (org.). Família & Escola. Petropólis: Vozes, 2000.

NOGUEIRA, M. A. Estratégias de escolarização em famílias de empresários. In: ALMEIDA; NOGUEIRA, Maria Alice. (org.). A escolarização das elites – um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002.

NOGUEIRA, M. A. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 26, 2004. p. 133-144.

OHLWEILER, Lygia. Transtornos da aprendizagem: introdução. In: ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

OSTI, A.; BRENELLI, R. P. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldade de aprendizagem. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 18, n. 3, set/dez, 2013. p. 417-426.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

PATTO, M. H. S.; ANGELUCCI, Carla Biancha; KALMUS, Jaqueline; PAPARELLI, Renata. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 30, 2004. p. 52-72.

PORTES, Écio Antônio. O trabalho escolar das famílias populares. In: NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nair. (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

ROMANELLI, Geraldo. Famílias de camadas médias e escolarização superior dos filhos: o estudante a trabalhador. In: NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nair. (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

ROSA, M. G. Dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. nº 1, jan./mar. 2019.

SÁ, C. P. de. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.

SAMPAIO, Simaia; FREITAS, Ivana B. Transtornos e dificuldades de aprendizagem: entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

SILVA. E. A. M. As dificuldades permanentes de aprendizagem da escrita: disgrafia e disortografia. Revista de Psicologia e Saberes. V. 9, n. 19, 2020.

SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasil Educação (25). Minas Gerais, abr. 2004.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. Alfabetização. Brasília: MEC/INEP/COMPED (série Estado do Conhecimento), 2000.

STRAUSS, E.; SHERMAN, E. M. S.; SPREEN, O. A Compendium of Neuropsychological Tests: Administration, norms and commentary. New York: Oxford University Press, 2006.

TEDESCO, Juan Carlos. Igualdad de oportunidades y política educativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.123, set./dez., 2004. p. 557-572.

TIRAMONTI, G. After the 90's: an agenda on educational matters. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 119, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742003000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 ago. 2023. DOI: 10.1590/S0100-15742003000200004.

TURA, L. F. Aids e estudantes: a estrutura das representações sociais. In: JODELET, D.; MADEIRA, M. C. (org.). Aids e representações sociais: a busca de sentidos. Natal: EDUFRN. 1998. p. 121-154.

VERGÈS, P. Approche du noyau central: propriétés quantitatives et structurales. In: C., GUIMELLI. (Ed.). Structures et transformations des représentations sociales. Neuchâtel, Delachaux et Niestlé, 1994. p. 233-253.

VERGÉS, P. Représentations sociales de l’ économie: Une forme de connaissances. Em D. Jodelet. (org.). Les représentations sociales. Paris: PUF, 1989. p. 203-209.

VIEIRA, Antonia Maíra Emelly C. S.; MELO, Elda S. N. Formação Docente no Curso de Pedagogia: Representações Sociais de Professores Supervisores de Estágio sobre Docência. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], v. 28, n. 57, 2024; p. 1-30, 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Como Citar

Arruda Dias, K. ., Corrêa Lacerda, T., & Correia, V. do C. (2025). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE ALUNOS QUE VIVENCIAM O INSUCESSO ESCOLAR NA REDE PRIVADA DE ENSINO. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–31. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5857

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.