AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A UFPR
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2914Palavras-chave:
Ensino Superior. Influências Internacionais. Plano de Desenvolvimento Institucional. UFPRResumo
Este estudo analisa a influência dos organismos internacionais no ensino superior, buscando desvelar como os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), com maior ou menor ênfase, refletem suas orientações. Desse modo, tomando como fonte os documentos emitidos pelo Banco Mundial (BM), examinou-se de que forma tais recomendações influenciam o ensino superior público brasileiro. Trata-se de estudo de caso bibliográfico e documental, apoiado no PDI da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2019 a 2021. Como referencial teórico, adotaram-se os estudos de Veiga (1998), Mota (2019) e Lima e Gandin (2019). Como resultado, constatou-se que o Banco Mundial emitiu recomendações sobre o financiamento das instituições de ensino superior públicas e indicou diversas estratégias para implementar os conceitos de diferenciação institucional e diversificação nas políticas educacionais. No caso da UFPR, essas influências são perceptíveis quando se trata do “produto UFPR”, condição que coloca os processos formativos vinculados às oscilações do mercado.
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