A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E DOS TEMPOS NA PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5779

Palavras-chave:

Organização dos espaços, Tempo, Rotina, Protagonismo infantil

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que teve por objetivo verificar, por meio das narrativas de professores, se a organização dos espaços e dos tempos oportuniza ou não aos bebês e crianças pequenas experiências para o desenvolvimento do protagonismo infantil. De natureza qualitativa, este estudo empregou como instrumento de pesquisa um questionário aberto, respondido por 32 professores de Educação Infantil da rede municipal de uma cidade de XXX. Os dados foram analisados numa aproximação com a Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergiram quatro categorias de análise. Uma delas, A (trans)formação dos espaços e tempos em ambientes de aprendizagem, é apresentada neste estudo. As análises evidenciaram que há ainda uma percepção adultocêntrica do processo de organização dos espaços e dos tempos, demonstrando que esta organização não vem favorecendo o protagonismo infantil. Conclui-se que é necessário superar espaços, rotinas e práticas adultocêntricas, que não convidem a criança a ser autora de suas experiências e aprendizagem, sendo o olhar sensível do professor um aspecto fundamental nesse processo.

Downloads

Biografia do Autor

Digilaini Machado dos Santos, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Mestra em Ensino, pelo mesmo PPG. Professora titular na rede municipal de Tijucas e Itapema, SC, Brasil.

Kári Lúcia Forneck Forneck, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Linguística (PUCRS). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, Brasil. E-mail: kari@univates.br.

Vitória Petter Becker, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda em Letras – Português e Inglês pela Univesidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista de Iniciação Científica (BIC) e professora da rede privada de ensino de Lajeado, RS, Brasil.

Referências

ANGOTTI, M. Maria Montessori: uma mulher que ousou viver transgressões. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.

BARBOSA, M. C. S. Práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC, 2009.

BARBOSA, M. C. S. Tempo e Cotidiano: tempos para viver a infância. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, n. 61, p. 213-222, nov. 2013. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/185. Acesso em: 20 out. 2020.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. A cada dia a vida na escola com as crianças pequenas nos coloca novos desafios. In: ALBUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J.; CORSO, L. V. (org.). Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2019. p. 17-37.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016.

FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GANDINI, L. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 137-149.

HORN, M. da G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HOYUELOS, A. Viver os tempos emocionados da infância. In: AGUILERA, M. I. C.; CABANELLAS, M. C. E.; CABANELLAS, J. J. E.; RUBIO, R. P. Ritmos infantis: tecidos de uma paisagem interior. 2. ed. São Carlos: Pedro & João editores, 2020.

KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA; Mônica A. Froebel: uma pedagogia do brincar para infância. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA,150 Mônica A. (org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

SCHWALL, C. O ambiente e os materiais do ateliê. In: GANDINI, L.; HILL, L.; CANDWEL, L.; SCHWALL, C. (org). O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emília. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 64-80.

PEROZA, M. A. de R; CAMARGO, G. B. A prática pedagógica na educação infantl de tempo integral: o que as crianças dizem sobre suas escolas. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, n. 39, p. 28–47, 2018. DOI: 10.26694/les.v0i39.6010. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1171. Acesso em: 3 fev. 2025.

WOLFF, D. Lugar de existência, lugar de aprendizagem: a importância do ambiente na educação infantil. Jundiaí, SP: CEDUC, 2020.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Como Citar

Santos, D. M. dos, Forneck, K. L. F., & Becker, V. P. (2025). A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E DOS TEMPOS NA PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–28. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5779

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.