A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E DOS TEMPOS NA PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5779Palavras-chave:
Organização dos espaços, Tempo, Rotina, Protagonismo infantilResumo
Este artigo apresenta um estudo que teve por objetivo verificar, por meio das narrativas de professores, se a organização dos espaços e dos tempos oportuniza ou não aos bebês e crianças pequenas experiências para o desenvolvimento do protagonismo infantil. De natureza qualitativa, este estudo empregou como instrumento de pesquisa um questionário aberto, respondido por 32 professores de Educação Infantil da rede municipal de uma cidade de XXX. Os dados foram analisados numa aproximação com a Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergiram quatro categorias de análise. Uma delas, A (trans)formação dos espaços e tempos em ambientes de aprendizagem, é apresentada neste estudo. As análises evidenciaram que há ainda uma percepção adultocêntrica do processo de organização dos espaços e dos tempos, demonstrando que esta organização não vem favorecendo o protagonismo infantil. Conclui-se que é necessário superar espaços, rotinas e práticas adultocêntricas, que não convidem a criança a ser autora de suas experiências e aprendizagem, sendo o olhar sensível do professor um aspecto fundamental nesse processo.
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