SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008

Autores

  • JOSÉ MATEUS DO NASCIMENTO Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • ANA LÚCIA SARMENTO HENRIQUE Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • MARIA DAS GRAÇAS BARACHO Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Proeja, Currículo, Trabalho de conclusão de curs

Resumo

Este artigo visa analisar os objetos de estudo dos TCCs da Pós-Graduação em PROEJA, ofertado pelo IFRN, em 2008, confrontando-os com a matriz curricular do curso. É uma investigação, a partir de análise documental, de caráter exploratório realizada em 3 etapas: primeiramente, procedeu-se à análise dos projetos e relatórios da Especialização-PROEJA ofertados pelo IFRN entre os anos 2006 a 2009; em segundo lugar, foram examinados os TCCs produzidos na turma 2008; e, por fim, fez-se um estudo comparativo dos resumos desses TCCs para traçar um paralelo entre a matriz curricular, os eixos temáticos do curso e os objetos de estudo dos TCCs. O estudo mostrou que muitos trabalhos não se situavam no campo epistemológico do Proeja, convergindo para EJA ou para a Educação Básica e que, apesar de muitos TCCs usarem alunos do Proeja como sujeitos da pesquisa, focaram seu objeto em disciplinas do Ensino Médio. A análise dos objetos de estudo do Eixo Temático 1 da especialização mostrou que o trabalho foi o único princípio objeto de estudo dos TCCs. Já o Eixo Temático 2 concentrou maior número de trabalhos, cujos objetos de investigação focaram o estudo do currículo, das práticas pedagógicas e dos processos de ensino. A análise mostrou ainda que o foco das pesquisas dos alunos concentrou-se na educação de jovens e adultos, com poucas produções no campo do Proeja. É relevante destacar que como o programa fundou um novo campo epistemológico para o qual ainda não havia produção acadêmica, essa pouca produção talvez tenha influenciado na seleção dos objetos de estudo por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSÉ MATEUS DO NASCIMENTO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor na UFRN. Área de pesquisa: história social da infância, práticas pedagógicas e formação docente. 

ANA LÚCIA SARMENTO HENRIQUE, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Área de pesquisa: formação de professores, linguística, educação a distância, transdisciplinaridade, complexidade ética e filosofia da linguagem.

MARIA DAS GRAÇAS BARACHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integra equipe de projetos financiados pelo CNPq sobre cursos de licenciaturas da rede federal e especialização do PROEJA, desenvolvidos no IFRN.

Referências

APPLE, Michel W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, Cultura e Sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 59-91.

BRASIL. Congresso Nacional. Portaria n. 2.080, de 13 de junho de 2005. Estabelece, no âmbito dos Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas Federais, Escolas Agrotécnicas Federais e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais, as diretrizes para a oferta de cursos de educação profissional de forma integrada aos cursos de ensino médio, na modalidade de educação de jovens e adultos – EJA. Brasília, DF: 13 de junho de 2005a.

______. Congresso Nacional. Decreto n. 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –PROEJA. Brasília, DF: 24 de junho de 2005b.

______. Capacitação de profissionais no ensino público para atuar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA: propostas gerais para elaboração de projetos pedagógicos de curso de especialização.Brasília, 2006a. Mimeografado.

______. Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. Brasília: MEC, 2006b.

_____. Congresso Nacional. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA -, e dá outras providências. Brasília, DF: 13 de julho de 2006c.

______. Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental. Documento Base. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_fundamental_ok.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2013.

BRAVO, Restituto Sierra. Técnicas de investigación social: Teoría y ejercicios. 7 ed. Ver. Madrid: Paraninfo, 1991.

CEFET-RN, 2007. Relatório Final 2006. (Digitado).

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; ______.; RAMOS, Marise Nogueira. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

IFRN, 2009. Relatório Final da Especialização 2007. (mimeo).

IFRN, 2010. Relatório 2008. (mimeo).

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

HENRIQUE. Ana Lúcia Sarmento; BARACHO. Maria das Graças. Concepções e princípios do Proeja. Unidade 3. Material Didático para o Curso de Especialização Proeja/EAD no IFRN, 2014. [no prelo]

KUENZER, Acácia. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas novos desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116. p. 667-688, jul./set. 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA. Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. (Orgs). Currículo, Cultura e Sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista. 8. ed.São Paulo: Cortez, 2005.

MOURA, Dante. Henrique. Algumas considerações críticas ao Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e

dultos – PROEJA. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: impasses, tendências e perspectivas. Anais... João Pessoa:UFPB, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência crítica. São Paulo: Cortez: Campinas, SP: Autores Associados, 1982.

______. Escola e Democracia: teorias da educação; curvatura da vara; onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez: Campinas: Autores Associados, 1983.

SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da et all. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/ III ENCONTRO SULBRASILEIRO DE PSICOPEDGOGIA. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009, p. 4554-4566. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/ anais/pdf/3124_1712.pdf>. Acesso em: 04 jun.2014.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

DO NASCIMENTO, J. M. ., SARMENTO HENRIQUE, A. L. ., & DAS GRAÇAS BARACHO, M. . (2013). SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 85-112. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1332

Edição

Seção

Artigos