A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTL DE TEMPO INTEGRAL: O QUE AS CRIANÇAS DIZEM SOBRE SUAS ESCOLAS

Autores

  • MARILÚCIA ANTÔNIA DE RESENDE PEROZA Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • GISELE BRANDELERO CAMARGO Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.6010

Palavras-chave:

Pesquisa com Crianças, Prática Pedagógica, Educação Infantil, Educação em Tempo Integral, Narrativas das Crianças

Resumo

O artigo apresenta análises referentes a um estudo em andamento que busca compreender como as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ponta Grossa/PR percebem a prática pedagógica e a organização dos tempos e espaços de suas escolas. Toma-se como ponto de partida a participação das crianças por meio de suas expressões – narrativas, gestos, desenhos – como forma de analisar suas relações com e neste espaço. Por meio da observação participante e da visita monitorada em turmas de crianças de 3 a 5 anos foi possível conhecer seus modos de viver a infância e os processos educativos desenvolvidos no âmbito de instituições de tempo integral. Com base os estudos de Campos (2011), Campos e Rosemberg (2009), Cavaliere (2007, 2009), Martins Filho (2010, 2011), Müller (2009), Sarmento (2004, 2009), entre outros, a pesquisa aponta para a necessidade de analisar os impactos da organização pedagógica na escola de tempo integral sobre o processo de desenvolvimento das crianças. Ressalta-se ainda a importância de estabelecer processos de diálogo e escuta sensível das crianças em suas diferentes formas de expressar seus sentimentos e necessidades como maneiras de constituir processos educativos mais significativos.

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Biografia do Autor

MARILÚCIA ANTÔNIA DE RESENDE PEROZA, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Professora Adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

GISELE BRANDELERO CAMARGO, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Referências

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

DE RESENDE PEROZA, M. A. ., & BRANDELERO CAMARGO, G. . (2018). A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTL DE TEMPO INTEGRAL: O QUE AS CRIANÇAS DIZEM SOBRE SUAS ESCOLAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 28–47. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.6010

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