DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA JUSTA: ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2995

Palavras-chave:

Escola justa, Formação de professores, Planejamento docente

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios para a construção de uma escola justa e equânime a partir de reflexões sobre o planejamento no contexto escolar. Busca-se contribuir com as pesquisas sobre a formação de professores, sobre a função social da escola e desconstruir a concepção de planejamento como um instrumento burocrático. Neste sentido, é importante ressaltar que para a construção de uma escola justa é necessário contemplar as necessidades e as singularidades dos alunos, bem como observar a realidade educativa e as desigualdades intraescolares para compor práticas que garantam o direito de aprender. Na pesquisa partiu-se da seguinte questão: É possível a partir do planejamento contribuir para a construção de uma escola justa? Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão de literatura e pesquisa ação-pedagógica. Apresentam-se algumas sugestões e possibilidades de ações e de processos formativos com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados, verificou-se que a complexidade de fatores internos e externos à escola interferem nas relações que permeiam os espaços e tempos educativos. Defende-se a necessidade do estabelecimento de uma relação dialógica e de se considerar a heterogeneidade dos alunos para compor planejamentos que busquem minimizar as desigualdades intraescolares e garantam o direito à aprendizagem.

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Biografia do Autor

Léia de Cássia Fernandes Hegeto, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta A do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Linha de Pesquisa "Cultura, Escola e processos formativos em educação". Tem doutorado em Educação realizado no programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Cultura Escola e Ensino. Possui mestrado em Educação (UEM) e graduação em Pedagogia (UEM, 2001). É coordenadora do Projeto de Extensão "Planejamento na Organização do trabalho Pedagógico" (UFPR). É coordenadora do Projeto de Pesquisa "Leituras para professores: análise de manuais pedagógicos publicados a partir de 2010". Atua como Membro de Departamento no CEALI (Centro de Articulação nas Licenciaturas da UFPR). Atua nos Grupos de Pesquisa: 1) Observatório de culturas e processos políticos-pedagógicos (OCUPP), 2) Formação Docente, currículo e práticas: processos culturais contemporâneos (GPFOR). Atua no Grupo de Estudos de Currículo (GDEC - UFPR). Tem experiência como professora no Ensino Superior na área de Educação atuando com as seguintes temáticas: Formação de Professores, Organização do Trabalho Pedagógico, Prática Pedagógica, Manuais pedagógicos, Leituras para professores, Gestão Escolar, Planejamento escolar e de ensino.

Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada II do Setor de Educação da UFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (2019-2020). Foi Secretária de Educação do Município de Curitiba (Gestão 2013-2016) e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação (gestão 2013-2016). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007). Integrante dos seguintes grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) e Núcleo de Estudos e Pesquisa História, Educação e Modernidade (NEPHEM). Coordenadora do Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola. Coordenadora do Projeto de Pesquisa História dos livros, dos livros escolares e manuais escolares produzidos para subsidiar os processos de formação de professores no Estado do Paraná: 1900-1980

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Fernandes Hegeto, L. de C., & de Oliveira Borges Roballo, R. . (2023). DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA JUSTA: ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 56–78. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2995

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