SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: O SABER, O SABER-SER E O SABER-FAZER NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Autores

  • ANTONIA EDNA BRITO

Palavras-chave:

Saberes docente, Formação docente, Prática pedagógica

Resumo

Este estudo objetiva discutir os saberes da experiência docente, partindo do pressuposto de que a prática profissional do(a) professor(a) constitui-se um espaço privilegiado de construção e de reconstrução de saberes. Representa, pois, considerar o(a) professor(a) como profissional que adquire e produz saberes no cotidiano de suas ações, no confronto com dilemas e conflitos que permeiam seu agir pedagógico. Trata-se de um estudo empírico, de natureza qualitativa, caracterizando-se como investigação de cunho analítico. Constatamos que os(as) professores(as) experientes produzem saberes originais relativos ao seu ofício, tendo, nesse processo, como elemento vital a prática crítico-reflexiva. Assim, perspectivamos que os processos formativos busquem a articulação entre teorias especializadas e práticas cotidianas das escolas, ressignificando o saber, o saber-ser e o saber-fazer do(a) professor(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUARNIERI, Regina (org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência.Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

NÓVOA, A. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.

_____ (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote/IIE, 1992.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, 74, Campinas: Cedes, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

RIOS, Teresinha. A Ética e competência. São Paulo: Cortez, 1993.

SANTOS, Lucíola Licínio Paixão. Formação de professores e saberes docentes. In: NETO, Alexandre Shigunov; MACIEL, Lizete Shizue Bomura (Orgs.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

_____ . Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

THERRIEN, Jacques; THERRIEN, Ângela. A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

_____ . O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: NETO, Alexandre Shigunov; MACIEL, Lizete Shizue Bomura (Orgs.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2005-06-15

Como Citar

BRITO, A. E. . (2005). SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: O SABER, O SABER-SER E O SABER-FAZER NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (12), 45–52. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1571

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.