FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9998

Palavras-chave:

Formação Continuada, Professoras Alfabetizadoras, Alfabetização e Letramento

Resumo

A formação continuada de professoras alfabetizadoras tem sido, nos últimos anos, foco de políticas públicas, com o intuito de diminuir os índices de analfabetismo em nosso país. Este trabalho busca identificar os efeitos dessa formação na concepção das professoras sobre a alfabetização na perspectiva do letramento. Consistiu em ampliar os conhecimentos sobre a alfabetização e o letramento, levando em consideração as especificidades inerentes a essa etapa da Educação Básica e aprofundar aspectos relacionados aos processos formativos. Com abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionário junto a trinta professoras efetivas com experiência em turmas de 1º e/ou 2°ano da rede municipal de educação de Lages/SC. Na segunda etapa da pesquisa empírica, foram selecionadas dez professoras, de acordo com os critérios de inclusão, para a realização da entrevista semiestruturada. Após a pesquisa, foi possível verificar, de acordo com a percepção das professoras, que as turmas de 1º e 2º ano necessitam de um enfoque diferenciado, levando em consideração a importância da alfabetização e letramento para os estudantes. Entendem que a formação continuada é uma das maneiras de auxílio, mas reconhecem que ainda lhes faltam subsídios para tratar das dificuldades de aprendizagem. Desse modo, torna-se imprescindível que a formação continuada de alfabetizadoras oportunize às professoras aprofundarem questões inerentes a esse processo e que leve em consideração as práticas e exigências educacionais, no desenvolvimento dos conteúdos curriculares da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LETICIA ARRUDA, Universitário UNIFACVEST

Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC (2019). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo em Educação Básica (NUPEB). Especialista em gestão e práticas psicopedagógicas pelo Centro Universitário UNIFACVEST (2010), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIFACVEST (2009). Atualmente é servidora pública - Secretaria Municipal da Educação de Lages.

MARIA SELMA GROSCH, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pós-Doutorado no PPGEd da UNOESC, sob a supervisão da Profa. Dra. Leda Scheibe (USC). Atuação profissional:Professora aposentada do Centro de Ciências da Educação da FURB. Atualmente é professora titular no PPGE- Programa de Pós Graduação em Educação da UNIPLAC- Universidade do Planalto Catarinense em Lages(SC).

Referências

ANDRÉ, Marli. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016, p. 17-34.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de

licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Ministério da Educação. Brasília, 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 30 mar. 2018.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 51-68.

GARCIA, Regina Leite. Formação de professoras alfabetizadoras: reflexões sobre uma prática coletiva. In: GARCIA, Regina Leite (org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2015. p. 13-43.

GATTI, Bernadete Angelina. Questões: professores, escolas e contemporaneidade. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016, p. 35-48.

GROSCH, Maria Selma. A formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Blumenau: a escola de formação permanente Paulo Freire - EFPPF (1997-2004). 2011. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2011.

GROSCH, Maria Selma. Ação humana, atividade docente e formação continuada de professores: perspectiva a partir do pensamento de Hannah Arendt. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, v. 11, n. 25, p. 71-82, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Entrevista concedida a Noêmia Lopes. Gestão Escolar, 1 jul. 2011a. Disponível em: gestaoescolar.org.br/conteudo/456/francisco-imbernon-fala-sobre-caminhospara-melhorar-a-formacao-continuada-de-professores. Acesso em: 20 abr. 2018.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011b.

LAGES. Leis Municipais. Lei n. 353, de 03 de fevereiro de 2011. Dispõe sobre o plano de carreira e de remuneração do magistério do município de Lages – SC, Lages, SC, fev. 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ROSA, Geraldo Antônio da; GROSCH, Maria Selma; LORENZINI, Vanir Peixer. Reflexões sobre educação na contemporaneidade: certezas, (in) certezas e desafios. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação. Araraquara, v. 12, n. 2, p. 1037-1055, 2017.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SCHNEIDER, Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo; GROSCH, Maria Selma, DRESCH, Jaime Farias. Reflexões sobre o impacto da política pública do PNAIC na formação

continuada das professoras alfabetizadoras de Lages – SC. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, out. 2019.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Núcleo Excelência em Educação Permanente – Anos Iniciais. Disponível em: www.educacaolages.sc.gov.br/setor/20/neep-1-

anos-iniciais. Acesso em: 24 maio 2019.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Prefácio. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 1-5.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Os (des) caminhos da escola: traumatismos educacionais. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017a.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2017b.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

ARRUDA, L. ., & GROSCH, M. S. . (2020). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 07-27. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9998

Edição

Seção

Artigos