UMA ANÁLISE DA FUNÇÃO DOCENTE NA ERA LÍQUIDA SOB O ESPECTRO DA FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/5876Palavras-chave:
Educação, Função Docente, Sociedade LíquidaResumo
O presente artigo, resultado de revisão bibliográfica, se ocupa de uma análise da função docente na era líquida, realizada sob o espectro da filosofia. O texto se propõe a refletir e problematizar a função docente e alguns de seus principais entraves na atualidade, como a perda do papel de centralidade do professor no âmbito da educação, bem como a ausência de ócio dos professores que trabalham com a educação básica e seus desdobramentos, tanto os que incidem para esses professores de modo direto, enquanto sujeitos, quanto àqueles que possuem implicações para a educação como um todo. Para se chegar a esse objetivo, o texto, primeiramente, resgata, objetivamente, o caminho percorrido pela filosofia no decorrer de sua historicidade, indicando, através da visão de Dalbosco (2003), a relação existente entre a filosofia e a pedagogia, nem sempre produtiva, a qual precisa ser modificada, com a filosofia, por intermédio de seu papel reflexivo, auxiliar a educação a constantemente revisar seu papel e suas práticas, auxiliando-a a buscar soluções para suas problemáticas, dentre as quais, a apontada nesse artigo. Através de Bauman (2008), é esmiuçada a sociedade líquida, racionalidade na qual os problemas da educação e da função docente vêm acontecendo. Em suas conclusões, o artigo apresenta algumas pistas no sentido de edificar uma educação melhor para todos, através da valorização da função docente, agente de extrema importância na busca pela autonomia e emancipação, bem como no resgate da humanização no mundo líquido.
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