O(S) SENTIDO(S) DA DIFERENÇA PRESENTE/AUSENTE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGO: ESTUDOS EXPLORATÓRIOS

Autores

  • CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRAL Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • MARIA TERESA ÉGLER MANTOAN Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo discute, por meio de um estudo de natureza qualitativa com perspectiva analítica, como os docentes e discentes de um curso de formação de professores entendem a diferença das pessoas e quais os reflexos desse entendimento nas propostas e nas práticas acadêmicas referentes a essa formação. Os sujeitos da pesquisa concentravam-se no 7º e no 8º blocos do curso, nos quais se presumia que o discurso pedagógico propagado na formação já teria sido assimilado com certo nível de consciência e crítica. Verificou-se por meio da análise das entrevistas realizadas o predomínio do sentido da diferença “entre” nas respostas obtidas. Esse sentido corresponde a um dos entendimentos da diferença, citados por Nicholas Burbules (1997), autor que é a referência teórica maior deste estudo. Essa concepção de diferença nada acrescenta ao que já se conhece e faz retroceder a compreensão da in

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Biografia do Autor

CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRAL, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora da Universidade Federal do Piauí. Participa do Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia – NUPPED. 

MARIA TERESA ÉGLER MANTOAN, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação, Professora da Universidade Estadual de Campinas (SP). Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNCAMP). Participa do Laboratorio De Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças – LEPED e Grupo de Políticas Públicas, Educação e Inclusão Social – GPPEIS. 

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

DE OLIVEIRA CABRAL, C. L. ., & ÉGLER MANTOAN, M. T. . (2014). O(S) SENTIDO(S) DA DIFERENÇA PRESENTE/AUSENTE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGO: ESTUDOS EXPLORATÓRIOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 82–101. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1303

Edição

Seção

Artigos