FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real

Autores

  • ISABEL CRISTINA DA SILVA FONTINELES Universidad Federal de Piauí
  • PEDRO PIO FONTINELES FILHO Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Fundef, Magistério, Formação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a formação de professores da Secretaria Municipal de Educação e a valorização do Magistério durante a vigência do Fundef – política implantada na década de 1990 do século XX. Para atingir o objetivo se utiliza de dados da SEMEC, bem como entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal que haviam recebido formação neste período e com os que não a receberam. Além disso, se realiza uma revisão bibliográfica sobre formação de professores citando autores como Pimenta (2002); Brzezinsk (1996) e Kramer (2004), bem como Arelaro e Gil (2006) e Davies (1999) que lançam reflexões sobre políticas de financiamento da educação brasileira. Os professores da Rede Municipal de Teresina não se sentiam valorizados na dimensão salarial, apontando apenas a formação inicial e a continuada como aspectos positivos.

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Biografia do Autor

ISABEL CRISTINA DA SILVA FONTINELES, Universidad Federal de Piauí

Mestre em Educação pela Universidad Federal de Piauí. Professora Assistente da UESPI/CCM. 

PEDRO PIO FONTINELES FILHO, Universidad Federal de Piauí

Doutorando em História Social pela UFC e Professor Assistente da Universidad Federal de Piauí/CCM. 

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Publicado

2012-12-11

Como Citar

DA SILVA FONTINELES, I. C. ., & FONTINELES FILHO, P. P. . (2012). FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real. Linguagens, Educação E Sociedade, (24), 17–48. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416

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