A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA

Autores

  • IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA Universidad Federal de Piauí
  • MARIA SALONILDE FERREIRA Universidade Paris

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativ, emancipaçã, reflexão

Resumo

Este artigo foi construído a partir do referencialteórico e metodológico que dá sustentação às pesquisas colaborativas que realizamos com professores no devir do desenvolvimento da suas atividades docentes. As reflexões que apresentaremos, ao longo do texto, realçam o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos e alguns procedimentos, critérios e princípios que, segundo a perspectiva sócio-histórica, constituem-se em um referencial emancipatório de produção colaborativa voltada à transformação da realidade educacional, via pesquisa. Com o objetivo de demonstrar a importância da pesquisa colaborativa como um espaço tanto de investigação quanto de formação profissional, dividimos o texto em quatro partes, na primeira, discutimos sobre a articulação entre reflexão, pesquisa e formação docente. Na segunda são relacionados argumentos em favor do materialismo histórico dialético como método de construção da ciência educacional. Na terceira, apresentamos a pesquisa colaborativa, fundamentada na abordagem sócio-histórica, como uma modalidade de investigação em que professores e pesquisadores assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, refletir e transformar as práticas alienantes. Na última parte, reafirmamos o papel da pesquisa colaborativa na produção de conhecimentos críticos construídos a partir de práticas históricas concretas

Downloads

Biografia do Autor

IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação pela UFRN. Professora do Programa de Pós-Graduação da UFPI.

MARIA SALONILDE FERREIRA, Universidade Paris

Doutora em Educação pela Universidade Paris. Professora do Programa de Pós-Graduação da UFRN

Referências

POPKEWITZ, Thomas S. Reforma educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SMYTH, J. Teachers’ work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 167-300, 1992.

______.Teachers as intellectuals in a critical pedagogy of schooling. Education and Society, v.3, n.1 e 2, p. 11-28. 1989.

_____. Critical discourses on teacher development. Londres: Cassell. 1995.

SMULYAN, L. Action Research on Change in School: A collaborative Project, Montreal, AERA, 1983. Collaborative Action Research: Historical Trends, Montreal, AERA, 1984.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São

Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988, p. 103-118.

______. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artmed, 1996.

WALLACE, E. L. La lógica de la ciencia en la sociología. Madrid, Alianza Universidad, 1980.

WARD, B; TIKUNOFF, W. Collaborative Research, Washington, Teaching and Learning Program, 1982.

ZEICHNER, K. O professor como prático reflexivo. In: ______ (Org.). A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993, p. 12-28.

______. Formando professores reflexivos para uma educação centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. In: ESTEBAN, T; ZACCUR, E. (Orgs.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

2005-06-15

Como Citar

LOPES DE MELO IBIAPINA, I. M. ., & SALONILDE FERREIRA, M. . (2005). A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (12), 26–38. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.