A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA

Autores

  • IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA Universidad Federal de Piauí
  • MARIA SALONILDE FERREIRA Universidade Paris

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativ, emancipaçã, reflexão

Resumo

Este artigo foi construído a partir do referencialteórico e metodológico que dá sustentação às pesquisas colaborativas que realizamos com professores no devir do desenvolvimento da suas atividades docentes. As reflexões que apresentaremos, ao longo do texto, realçam o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos e alguns procedimentos, critérios e princípios que, segundo a perspectiva sócio-histórica, constituem-se em um referencial emancipatório de produção colaborativa voltada à transformação da realidade educacional, via pesquisa. Com o objetivo de demonstrar a importância da pesquisa colaborativa como um espaço tanto de investigação quanto de formação profissional, dividimos o texto em quatro partes, na primeira, discutimos sobre a articulação entre reflexão, pesquisa e formação docente. Na segunda são relacionados argumentos em favor do materialismo histórico dialético como método de construção da ciência educacional. Na terceira, apresentamos a pesquisa colaborativa, fundamentada na abordagem sócio-histórica, como uma modalidade de investigação em que professores e pesquisadores assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, refletir e transformar as práticas alienantes. Na última parte, reafirmamos o papel da pesquisa colaborativa na produção de conhecimentos críticos construídos a partir de práticas históricas concretas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação pela UFRN. Professora do Programa de Pós-Graduação da UFPI.

MARIA SALONILDE FERREIRA, Universidade Paris

Doutora em Educação pela Universidade Paris. Professora do Programa de Pós-Graduação da UFRN

Referências

POPKEWITZ, Thomas S. Reforma educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SMYTH, J. Teachers’ work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 167-300, 1992.

______.Teachers as intellectuals in a critical pedagogy of schooling. Education and Society, v.3, n.1 e 2, p. 11-28. 1989.

_____. Critical discourses on teacher development. Londres: Cassell. 1995.

SMULYAN, L. Action Research on Change in School: A collaborative Project, Montreal, AERA, 1983. Collaborative Action Research: Historical Trends, Montreal, AERA, 1984.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São

Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988, p. 103-118.

______. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artmed, 1996.

WALLACE, E. L. La lógica de la ciencia en la sociología. Madrid, Alianza Universidad, 1980.

WARD, B; TIKUNOFF, W. Collaborative Research, Washington, Teaching and Learning Program, 1982.

ZEICHNER, K. O professor como prático reflexivo. In: ______ (Org.). A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993, p. 12-28.

______. Formando professores reflexivos para uma educação centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. In: ESTEBAN, T; ZACCUR, E. (Orgs.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

2005-06-15

Como Citar

LOPES DE MELO IBIAPINA, I. M. ., & SALONILDE FERREIRA, M. . (2005). A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (12), 26-38. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569

Edição

Seção

Artigos