A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PARADIGMAS INOVADORES

Autores

  • FLÁVIA LEAL KING BALECHE Universidade Federal de Santa Catarina
  • LÍLIAM MARIA BORN MARTINELLI Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • MARILDA APARECIDA BEHRENS Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7691

Palavras-chave:

Professor, Ensino médio, Formação

Resumo

Esta pesquisa constitui-se em uma reflexão e pesquisa sobre a prática pedagógica, desenvolvida junto ao grupo de pesquisa PEFOP – Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, de um Programa de Doutorado em Educação. Compõem o grupo, professores, mestrandos e doutorandos, totalizando oito pesquisadores de áreas afins da temática Paradigmas Educacionais na Prática Pedagógica. Objetiva-se contribuir para a formação docente a partir do estudo das influências da conjuntura paradigmática na atuação dos professores do ensino médio. Considera-se como elemento problematizador a transição paradigmática, na qual a docência se revela, entre o paradigma dominante e o emergente. Percebe-se forte presença das abordagens conservadoras na prática educacional. O estudo de referenciais teóricos teve como foco as abordagens do paradigma conservador e investigação acerca dos chamados paradigmas inovadores, apoaindo-se na reflexão de autores como Behrens (2013); Capra (1996); Libâneo (2010); Moraes (2011) e Santos (2005). Adotou-se uma abordagem qualitativa, tomando a pesquisa-ação como perspectiva para a discussão sobre alguns princípios que orientam a docência do ensino médio atualmente, por meio da participação de estudantes de cinco turmas do ensino médio de um colégio estadual da cidade de Curitiba-PR. Em uma proposta de intervenção, foram colhidas informações acerca dos fundamentos que caracterizam uma aula que promove a aprendizagem. O estudo e reflexão sobre a realidade vivenciada pelas autoras, permite inferir que é crucial aos professores conhecerem as bases teóricas que permeiam o contexto da chamada crise paradigmática, a fim de se apropriarem destas discussões e refletirem sobre suas opções metodológicas, em um permanente processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FLÁVIA LEAL KING BALECHE, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia da Produção. Área de Concentração: Mídia e Conhecimento. Ênfase em Tecnologia Educacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

LÍLIAM MARIA BORN MARTINELLI, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel em Química, Licenciada em Química e Ciências, Mestre em Educação pela PUCPR. Professora do Ensino Superior presencial e à distância.  

MARILDA APARECIDA BEHRENS, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga Pela UFPR, mestre e doutora em Educação pela PUC/SP, Professora na Graduação em Pedagogia e pós-graduação em Educação, no mestrado e doutorado em Educação da PUC/PR. Lidera dois grupos de pesquisa: Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP) e Formação Pedagógica de Professores em Diferentes Níveis e Contextos.  

Referências

ASSMAN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes,1998.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2013.

BEHRENS, M. A.; OLIARI, A. L. T. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional a complexidade. Diálogo educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 53-66, set./dez. 2007.

CAPRA, F. A teia da vida. Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

DEMO, P. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às aproximações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

FREIRE, I. R. Raízes da psicologia. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. 1 ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v.31, n.113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em 08 Jun.2016.

GAYA, A. A reinvenção dos corpos: por uma Pedagogia da Complexidade. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 15, jan/jun 2006, p. 250-272. Disponível em < http://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5571/3182> Acesso em 10 jun.2017.

KAHHALE, E. M. P; PEIXOTO, M. G.; GONÇALVES, M. da G. M. A produção do conhecimento nas revoluções burguesas: aspectos relacionados à questão metodológica. In: KAHHALE, E. M. P.(org). A diversidade da psicologia: uma construção teórica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KHUN, T. A estrutura das revoluções científicas. 10. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.

KUENZER, A. Z. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educação e Sociedade, vol.32, n°116, julho-setembro, 2011. Pp.667-688. Centro de Estudos Educação e Sociedade. Campinas, Brasil. Disponível em < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87320975004> Acesso em 05. jun. 2016.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 3. ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, M. de S.; SOUZA, R. C. C. R. de (Orgs). Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2012.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NEUBAUER, R. (Org.); DAVIS, C.; TARTUCE, G. L. B. P.; NUNES, M. M. R. Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, p. 11-33, jan./abr. 2011.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

SANTOS, B. de S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados,1985.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VOLPI, M; SILVA, M. de S; RIBEIRO, J. (coordenação). 10 desafios do ensino médio no Brasil: para garantir o direito de aprender de adolescentes de 15 a 17 anos. 1. ed. Brasília:UNICEF, 2014. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/10desafios_ensino_medio.pdf> Acesso em 05.jun.2016.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

KING BALECHE, F. L. ., BORN MARTINELLI, L. M. ., & APARECIDA BEHRENS, M. . (2018). A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PARADIGMAS INOVADORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 08-29. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7691

Edição

Seção

Artigos