MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA

Autores

  • CRISTIANE ALVARES COSTA Universidade Federal do Maranhão
  • GINIA KENIA MACHADO MAIA Universidade Federal do Maranhão
  • RITA DE CASSIA OLIVEIRA Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7974

Palavras-chave:

Pesquisa Documental, Pesquisa Bibliográfica, Material Didático

Resumo

O artigo em questão faz uma abordagem quanto as possibilidades de uso de materiais didáticos, paradidáticos, dicionários de filosofia e uso de ferramentas de tecnologia, como planejamento online, uso de redes sociais, portais das coleções, indicação de vídeos, que possibilitam trabalhar conteúdos dinâmicos para um aprendizado mais significativo no ensino de Filosofia na Educação Básica, disponíveis no município de São Luís – MA. Diante dessas perspectivas, que visam contribuir e auxiliar o fazer pedagógico do docente diante das várias possibilidades de uso didático e tecnológico no ensino de Filosofia, entende-se a metodologia qualitativa mais adequada, através de pesquisa documental, estudos bibliográficos e uma revisão sistemática em diversas fontes de pesquisa para referenciar o tema. O estudo parte de uma pesquisa realizada por duas pesquisadoras do GRUPEFEB (Grupo de Pesquisa do Ensino de Filosofia da Educação Básica) vinculado ao PPGEEB (Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) no intuito de compartilhar informações com professores de ensino de Filosofia da rede pública e privada. Ressalta-se que as propostas apresentadas são  ugestões diante das possibilidades de uso dos materiais didáticos já existentes, pois cabe ao professor a escolha do recurso que mais se apropria à sua metodologia. Para tanto, a pesquisa demonstrou a viabilidade de um estudo de pesquisa documental integrado à pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRISTIANE ALVARES COSTA, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica –UFMA
 

GINIA KENIA MACHADO MAIA, Universidade Federal do Maranhão

Pesquisadora Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Filosofia na Educação Básica – UFMA
 

RITA DE CASSIA OLIVEIRA, Universidade Federal do Maranhão

Doutora Orientadora do Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA

Referências

________.A origem da Filosofia- Tele Aula ENEM 1. Disponível em: <https://youtu.be/bz9wBXaQr0w>. Acesso em 12 mai. 2017.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2. éd. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

________.Afinal, O Que É Filosofia? Disponível em: <https://youtu.be/Vr97eaTRgA>Acesso em 19 abr. 2017.

ALTOÉ, A.; SILVA, H. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. Maring: Eduem, 2005, p 13-25.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília/D.F: MEC Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC), 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Plano de Desenvolvimento da Educação. 2007. Disponível em http://pdemec.grupotv1.com/o_que_e/qualidade_educacao.php. Acesso em 20 jul. 2017.

________.Catalogo virtual, LEYA. Disponível em: <http://www.leyaeducacao.com.br/public/pdf/sei_catalogo.pdf>. Acesso em 29 jul. 2017.

CHAUÍ, M., Convite à Filosofia, São Paulo, 13a. ed., Ática, 2003.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, v. 30, n 3, p. 549 – 566., set/dez, 2004. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022004000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 20 jul. 2017.

________. Disponível em: <http://www.aticascipione.com.br/produto/convite-a-filosofiavolume-unico-829>. Acesso em 30 jul. 2017.

________. Disponível em: <https://www.estantevirtual.com.br/b/marilena-chaui/iniciacao-afilosofia-volume-unico/3813712110>. Acesso em 30 jul. 2017.

________. Disponível em: <http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Dicionariode-Filosofia-Nicola-ABBAGNANO.pdf>. Acesso em 15 jun. 2017.

________. Disponível em: <http://www.portalconservador.com/livros/Jose-Ferrater-MoraDicionario-de-Filosofia.pdf>. Acesso em 15 jun. 2017.

________.Disponível em: <http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Filosofia/Dicionario_Filosofico_ Voltaire.pdf>. Acesso em 18 jun. 2017.

________. Disponível em: <http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf>. Acesso em 22 jul. 2017.

________. Disponível em: <http://edjovem.com.br/index.php/produtos/paradidaticos.html>. Acesso em 27 jul. 2017.

________. Disponível em: <http://edjovem.com.br/index.php/60-poesia-nahistoria.html>Acesso em 27 jul. 2017.

________. Disponível em: <https://ftd.com.br/searchresults/?discipline=18&level=&serie=&order=sort:created/direction:desc&category=2>. Acesso em 27 jul. 2017.

________. Disponível em: <https://ftd.com.br/searchresults/?discipline=18&level=&serie=&order=sort:created/direction:desc&category=2>Acesso em 27 jul. 2017.

________. Disponível em: <https://ftd.com.br/searchresults/?discipline=18&level=&serie=&order=sort:created/direction:desc&category=2> Acesso em27 jul. 2017.

________. Disponível em: <http://www.travessa.com.br/historia-do-dia-a-dia-um-toque-defilosofia/artigo/0ad36a06-778b-4e1a-9c68-e3601621d7cd>.Acesso em 12 jun. 2017.

________.Disponível em: <http://edjovem.com.br/index.php/60-poesia-nahistoria.htm>Acesso em 29 jul. 2017.

________.Disponível em:<https://ftd.com.br/searchresults/?discipline=18&level=&serie=&order=sort:created/direction:desc&category=2 >. Acesso em 30 jul.2017.

________.Disponível em: <https://ftd.com.br/searchresults/?discipline=18&level=&serie=&order=sort:created/direction:desc&category=2>. Acesso em 30 jul. 2017.

________.Disponível em: <http://www.moderna.com.br/portal-do-professor/>. Acesso em 30 jul. 2017.

________.Disponível em: <https://ftd.com.br/educadores/consultoria-pedagogica/>.Acesso em 30 jul. de 2017.

________.Disponível em: <http://www.leyaeducacao.com.br/sei/programa-desenvolvimentoeducacional/>, Acesso em 30 jul. 2017.

________.Disponível em: <http://www.editorapositivo.com.br/outras-solucoeseducacionais/>Acesso em 30 julho 2017.

ED JOVEM EDITORA. Disponível em:<http://www.edjovem.com.br/> Acesso em: 26 jul.2017.

EDITORA MODERNA. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/pagina-inicial.htm> Acesso em 28 jul. 2017.

EDITORA POSITIVO, Projeto Eco Filosofia - 1º Ano. Disponível em:<http://www.editorapositivo.com.br/livros-didaticos/projeto-eco-ensino-fundamental1/projeto-eco-filosofia-1-ano/> Acesso em 28 jul. 2017.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 3: O cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FTD Educação. Disponível em:<http://ftd.com.br/a-ftd /> Acesso em: 26 jul. 2017

HEIDEGGER, M. A questão da técnica. São Paulo: Scientia e Studia, v. 5, n. 3, p. 376- 98,2007.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2008.

________. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Editora: PAPIRUS. 2003.

MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete paradidáticos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira – Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.

NETTO, C. M. 30 Ferramentas para o professor online. 2016. Disponível em: http://www.senated.com.br/E_BOOK_SENATED_30_FERRAMENTAS.pdf. Acesso em: Acesso em 20 jul. 2017.

________.O Que é Filosofia? Mario Sergio Cortella. Disponível em: <https://youtu.be/rbn58GoevLY>, Acesso em 20 abr.2017.

SACRISTÁN, J. G. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 2000.

SHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMAZ, S. Histórias do dia a dia: Um toque de Filosofia. São Paulo:Moderna , 2014.

________.TV Filosofia: Filosofia em Quadrinhos - O mundo sem Filosofia. Disponível em: <https://youtu.be/AKBnEiV7dZc>. Acesso em: 19 abr.2017.

________.É lógico! Tele Aula ENEM 2. Disponível em: <https://youtu.be/96F9Ki2kqN4>. Acesso em 13 mai.2017.

________.Quanto é que isso vale? ENEM 3 .Disponível em: <https://youtu.be/zWYrI_z_-b0>. Acesso em 15 mai. 2017.

________.Ética para quem? ENEM 4. Disponível em: <https://youtu.be/NKNmRcf5Kv0>. Acesso em 15 mai. 2017.

________.Principais idéias de Sócrates. Disponível em: <https://youtu.be/LAu-nAVl9H4>. Acesso em 17 mai.2017.

________.Grandes Pensadores: Sócrates. Disponível em: <https://youtu.be/809bdDKp1BA>. Acesso em 20 mai. 2017.

________.Grandes Pensadores: Platão.Disponível em: <https://youtu.be/tL36cKPQzsw>. Acesso em 21 mai. 2017.

________.Grandes Pensadores: Aristóteles. Disponível em: <https://youtu.be/kkHJce9-oLE>. Acesso em 22 mai. 2017.

________.Grandes Pensadores: Pierre de Ferma. Disponível em: <https://youtu.be/39vQgSKuQg8>. Acesso em 22 mai. 2017.

________.Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes e Rousseau. Disponível em: <https://youtu.be/b6dCnMwmB0A>. Acesso em 24 mai. 2017.

________.Animação: O Mito da Caverna de Platão. Disponível em <https://youtu.be/_lucdSMv0Kg>. Acesso em 24 mai. 2017.

________.3 Filmes sobre o Mito da Caverna. Disponível em: <https://youtu.be/yEbNRxMmbho>. Acesso em 25 mai. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

ALVARES COSTA, C. ., MACHADO MAIA, G. K. ., & OLIVEIRA, R. D. C. . (2018). MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 281-307. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7974

Edição

Seção

Artigos