INGLÊS DE SOUSA E A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SERGIPE: entre a tradição e a renovação

Autores

  • OMAR SCHNEIDER Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Província de Sergipe, Inglês de Sousa, Pedagogia Moderna

Resumo

O estudo analisa a reforma da instrução pública empreendida por Inglês de Sousa, no ano de 1881, na Província de Sergipe. Opera com o conceito de representação desenvolvido por Roger Chartier (1990) para compreender as formas pelas quais a realidade é construída por seus atores. No estudo foi enfatizado o papel do presidente de província como reformador do Estado, que buscava modernizar o Império pela reforma de suas instituições. Desse modo, em alguns casos, em conflito com a tradição de outras práticas, e modelos pedagógicos, de socialização até então consolidadas nas províncias. A reforma revela a luta política pelo controle da formação das futuras gerações e ao mesmo tempo revela a luta de representações em torno da instrução pública, dos modelos pedagógicos e do significado da escola no final do Segundo Império.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

OMAR SCHNEIDER, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe. Instituto de pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

Referências

AMORA, Antônio Soares. História da literatura brasileira. São Paulo: Saraiva, 1974.

BARRETO, Luiz Antonio. Pequeno dicionário prático de nomes e denominações de Aracaju. Aracaju: Editora ITBEC, [200-].

BARRETO, Mauro Vianna. O romance da vida Amazônica: uma leitura socioantropológica da obras literária de Inglês de Sousa. Presidente Venceslau – SP: Letras à Margem, 2003.

BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da história do Brasil: volume 1. Brasília: Senado Federal-Secretaria de Edições Técnicas, 1996.

BURKE, Peter. Cultura, tradição, educação. In: GATTI JUNIOR, Décio; PINTASSILGO, Joaquim (Org.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia: EDUFU, 2007. p. 13-22.

CALVI, Lourdes Margareth. Transformações sociais e educação: uma análise dos projetos de reforma educacional e dos relatórios ministeriais de 1868 a 1879. 2003. 230 f Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2003.

CAMPOS, Olympio de Souza. O ensino religioso na eschola normal da Provincia de Sergipe. Aracaju: Typ. Da gazeta do Aracaju, 1882.

CARMELO, Antônio. Olympio Campos perante a história. Rio de Janeiro: Gomes, Irmãos & C., 1910.

SOUSA, Herculano Marcos Inglês de. O coronel sangrado: cenas da vida do Amazonas. Belém - PA: EdUFPA, 1968.

SOUSA, Herculano Marcos Inglês de. O missionário. São Paulo: Ática. 1992.

VALENÇA, Cristina de Almeida. Entre livros e agulhas: representações da cultura escolar feminina na escola normal em Aracaju – 1871-1931. 121 f. Monografia (Especialização em História) – Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2003.

VIÑAO FRAGO, Antonio. ¿Fracasan las reformas educativa? la respuesta de um historiador In: SBHE (Org.). Educação no Brasil: historia e historiografia. Campinas:Autores Associados, 2001. p. 21-52.

VINCENT, Guy, LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.

Downloads

Publicado

2008-06-15

Como Citar

SCHNEIDER, O. . (2008). INGLÊS DE SOUSA E A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SERGIPE: entre a tradição e a renovação. Linguagens, Educação E Sociedade, (18), 68-83. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1531

Edição

Seção

Artigos