INGLÊS DE SOUSA E A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SERGIPE: entre a tradição e a renovação

Autores

  • OMAR SCHNEIDER Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Província de Sergipe, Inglês de Sousa, Pedagogia Moderna

Resumo

O estudo analisa a reforma da instrução pública empreendida por Inglês de Sousa, no ano de 1881, na Província de Sergipe. Opera com o conceito de representação desenvolvido por Roger Chartier (1990) para compreender as formas pelas quais a realidade é construída por seus atores. No estudo foi enfatizado o papel do presidente de província como reformador do Estado, que buscava modernizar o Império pela reforma de suas instituições. Desse modo, em alguns casos, em conflito com a tradição de outras práticas, e modelos pedagógicos, de socialização até então consolidadas nas províncias. A reforma revela a luta política pelo controle da formação das futuras gerações e ao mesmo tempo revela a luta de representações em torno da instrução pública, dos modelos pedagógicos e do significado da escola no final do Segundo Império.

Downloads

Biografia do Autor

OMAR SCHNEIDER, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe. Instituto de pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

Referências

AMORA, Antônio Soares. História da literatura brasileira. São Paulo: Saraiva, 1974.

BARRETO, Luiz Antonio. Pequeno dicionário prático de nomes e denominações de Aracaju. Aracaju: Editora ITBEC, [200-].

BARRETO, Mauro Vianna. O romance da vida Amazônica: uma leitura socioantropológica da obras literária de Inglês de Sousa. Presidente Venceslau – SP: Letras à Margem, 2003.

BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da história do Brasil: volume 1. Brasília: Senado Federal-Secretaria de Edições Técnicas, 1996.

BURKE, Peter. Cultura, tradição, educação. In: GATTI JUNIOR, Décio; PINTASSILGO, Joaquim (Org.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia: EDUFU, 2007. p. 13-22.

CALVI, Lourdes Margareth. Transformações sociais e educação: uma análise dos projetos de reforma educacional e dos relatórios ministeriais de 1868 a 1879. 2003. 230 f Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2003.

CAMPOS, Olympio de Souza. O ensino religioso na eschola normal da Provincia de Sergipe. Aracaju: Typ. Da gazeta do Aracaju, 1882.

CARMELO, Antônio. Olympio Campos perante a história. Rio de Janeiro: Gomes, Irmãos & C., 1910.

SOUSA, Herculano Marcos Inglês de. O coronel sangrado: cenas da vida do Amazonas. Belém - PA: EdUFPA, 1968.

SOUSA, Herculano Marcos Inglês de. O missionário. São Paulo: Ática. 1992.

VALENÇA, Cristina de Almeida. Entre livros e agulhas: representações da cultura escolar feminina na escola normal em Aracaju – 1871-1931. 121 f. Monografia (Especialização em História) – Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2003.

VIÑAO FRAGO, Antonio. ¿Fracasan las reformas educativa? la respuesta de um historiador In: SBHE (Org.). Educação no Brasil: historia e historiografia. Campinas:Autores Associados, 2001. p. 21-52.

VINCENT, Guy, LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.

Downloads

Publicado

2008-06-15

Como Citar

SCHNEIDER, O. . (2008). INGLÊS DE SOUSA E A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SERGIPE: entre a tradição e a renovação. Linguagens, Educação E Sociedade, (18), 68–83. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1531

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.