FOTOGRAFIAS COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA: TECENDO NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4221Palavras-chave:
Fotografias de álbum de família, Escrita narrativa (auto)biográfica, Formação de professores, Memória, Curso de PedagogiaResumo
As ideias que se apresentam nesse texto são oriundas de um estudo qualitativo caracterizado pela abordagem da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação realizada no primeiro semestre de 2021 envolvendo 10 (dez) estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição da rede pública de ensino situada na cidade de Codó-Ma. O objetivo do estudo foi relacionar o ensino de história da educação com as memórias evocadas narrativamente na tessitura de aprendizagens, formação e construção do conhecimento científico por estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia. Quanto aos dispositivos metodológicos, foram utilizados: fotografias de álbum de família, escritas narrativas e diário de pesquisa. Dentre os resultados encontrados, evidenciamos as múltiplas reflexões mediatizadas pela contação de histórias de vida que, percebidas por meio de fotografias de álbuns de famílias e escritas narrativas (auto)biográficas, consolidam aprendizagens em processos formativos. A ação de ver-se em uma imagem mobiliza experiências passadas, movimenta o presente e projeta ações futuras. Nessa interface, concluímos que os estudantes elaboram novas possibilidades para aprender e conhecer outros conhecimentos a respeito de si, da educação e da formação inicial para a docência.
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