O EDUCADOR GOVERNANTE E A FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO EM EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v25i49.2774Palavras-chave:
Pedagogia. Rousseau. Emílio ou Da Educação. Educador governante.Resumo
Neste artigo analisa-se o lugar do educador no contexto da pedagogia rousseauniana e tem-se como objeto de investigação a obra Emílio ou Da Educação (1762). Os objetivos propostos são a caracterização da pedagogia natural e a caracterização do papel do educador governante no processo de formação moral e política do indivíduo. Adotou-se, como método de pesquisa, a hermenêutica aplicada aos estudos bibliográficos, que além da obra supracitada, amparou-se também em livros de comentadores do filósofo Rousseau. Como resultados da discussão, observou-se que o pensador genebrino propôs uma pedagogia inovadora para seu tempo, na medida em que revoluciona a relação entre educador e educando e entre educação e sociedade, vínculos estes que são evidenciados em nossas análises. Inaugurador da chamada pedagogia natural, o filósofo alvitra uma reaproximação entre a educação e a condição natural de liberdade do educando e a formação moral e política para vida na sociedade democrática, mediada pelo educador governante.
Downloads
Referências
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
DALBOSCO, C. A. Primeira infância e educação natural em Rousseau: as necessidades da criança. Educação, v. 30, n. 2, 23. p. 313-336, ago, 2007.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes, São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. (Os Pensadores) 5 ª. ed., São Paulo: Nova Cultural, 1999.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Economia (moral e política). In: DIDEROT, D.; D'ALEMBERT, J. R. Verbetes políticos da Enciclopédia. Tradução: Maria das Graças de Souza. São Paulo: Discurso, Unesp, p. 83-127, 2006.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. Trad. Sérgio Milliet. 3.ª edição. Rio de Janeiro, DIFEL, Difusão Editorial S. A. 1979.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. Editorial Presença. Tradução: Mário Franco de Sousa. Oeiras, Portugal. 2010.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Rousseau e as Relações Internacionais; prefácio: Gelson Fonseca Jr. - São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003.