O ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS SUPERVISORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2834

Resumo

No presente artigo apresentamos os resultados construídos no desenvolvimento das atividades de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pesquisador de Pós-doutorado da Faculdade de Educação da UNICAMP. O estudo teve como objetivo geral analisar, a partir do Projeto Pedagógico do Curso, as condições de acompanhamento do estágio supervisionado no Curso de Pedagogia. Como objetivos específicos, a investigação procurou: identificar e descrever as normas e pressupostos que fundamentam as condições de acompanhamento do estágio supervisionado; analisar os princípios e regras que regulamentam as condições de acompanhamento do estágio supervisionado, por parte dos supervisores, apresentadas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.  O foco central foram os Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia de duas universidades situadas no estado do Piauí. Discutimos, a partir da temática do acompanhamento do estágio supervisionado, a relação entre as condições de trabalho dos supervisores e as concepções de estágio, pressupostos, fundamentação teórica, ementas e demais diretrizes para realização do estágio. Assim, de acordo com o tempo disponível à realização de uma pesquisa de Pós-Doutorado, de cunho qualitativo e baseada numa dimensão sócio-histórica, fundamentado em estudos de autores de referência, as análises evidenciam a necessidade do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia expressar também como se dará a relação entre as condições de trabalho dos supervisores e o trabalho a ser realizado, numa perspectiva que possa contribuir para que o Estágio Supervisionado venha, de fato, a cumprir seu importante papel na formação docente.

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Biografia do Autor

Raimundo Dutra de Araujo, Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Doutor em Educação – Universidade Metodista de Piracicaba

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Pós-Doutor em Educação – Universidade de Aveiro

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Dutra de Araujo, R. ., & do Val Toledo Prado, G. (2022). O ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS SUPERVISORES. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 35–60. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2834