O INSPETOR GERAL DAS AULAS, OS PROFESSORES PRIMÁRIOS E OS MECANISMOS DE CONTROLE DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA DE SERGIPE (1852-1854)

Autores

  • SIMONE SILVEIRA AMORIM Universidade Federal de Sergipe
  • GLEIDSON SANTOS DA SILVA Universidade Tiradentes
  • LEYLA MENEZES DE SANTANA

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6100

Palavras-chave:

Instrução Pública, Ensino Primário, Organização Pública

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar as atribuições e responsabilidades do Inspetor Geral das Aulas, enquanto funcionário da máquina estatal e elo de comunicação entre o Poder Público e os Professores Públicos Primários, entre 1852 a 1854. Este recorte temporal se relaciona com os ofícios encontrados na pacotilha 974, fundo G¹ do Arquivo Público do Estado de Sergipe – APES, trocados entre professores, Inspetor Geral das Aulas e o presidente da província entre 1852 e 1854. E, juntos com a legislação do período e o relatório da instrução pública da província de 1853 fazem parte do corpus documental dessa pesquisa. A categoria de análise interdependência (ELIAS,1994) ajudou a compreender a organização da instrução pública primária em Sergipe (AMORIM, 2013) estabelecida entre os indivíduos ligados a ela. Utilizou-se o aporte teórico e metodológico da História Cultural (BURKE, 2005). Pode-se afirmar que o controle do Estado se desenvolveu por meio da rede de funcionários que tinham a responsabilidade de avaliar, fiscalizar e punir ações dos Professores Públicos Primários.

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Biografia do Autor

SIMONE SILVEIRA AMORIM, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GPES), integra os Grupos de Pesquisa História das Práticas Educacionais/CNPq e Núcleo de Estudos de Cultura da UFS/NECUFS. 

GLEIDSON SANTOS DA SILVA, Universidade Tiradentes

Universidade Tiradentes – Unit.Mestrando em Educação. Bolsista CAPES/FAPITEC.Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GPES). 

LEYLA MENEZES DE SANTANA

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes – Unit. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GPES). 

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SERGIPE. Ofício enviado pelo Professor Público Primário Miguel Teotônio de Castro ao Presidente da Província de Sergipe Ignácio Joaquim Barbosa, 18/11/1854. APES – G¹ 974.

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Publicado

2016-02-20

Como Citar

AMORIM, S. S. ., SANTOS DA SILVA, G. ., & MENEZES DE SANTANA, L. . (2016). O INSPETOR GERAL DAS AULAS, OS PROFESSORES PRIMÁRIOS E OS MECANISMOS DE CONTROLE DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA DE SERGIPE (1852-1854). Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 22-40. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6100

Edição

Seção

Artigos