FORMAÇÃO DOCENTE: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica
Palavras-chave:
Formação Docente, Práxis, Racionalidade Técnica, Sócio-Histórica, Prática ReflexivaResumo
No sentido de compreender a relação teórico-prática desenvolvida pelos professores na construção de saberes em salas de aulas, enfocamos neste estudo como tema principal a formação docente, dentro de uma perspectiva de práxis transformadora. Para atingirmos este objetivo procuramos apreender o envolvimento das teorias educacionais discutidas nos cursos de formação de professor com as práticas docentes experienciadas em sala de aula. Com o propósito de refletir acerca desta temática, perguntamo-nos: Como os saberes docentes são elaborados, re-elaborados e apropriados pelo professor? Como os estudos teóricos que ocorrem nos centros de formação docente podem ser mediados na sala de aula, campo real de atuação do professor? Para responder a estes questionamentos, utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente da práxis docente enquanto transformadora.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GIROUX, Henri. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis (RJ): Vozes, 1986. p. 548-249.
________. A escola crítica e a política cultural. Trad. Dogmar M. L. Zibas. São Paulo: Cortez, 1988.
________. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes médicas, 1997. p. 157-163.
IBIAPINA, Ivana Maria L. de Melo. FERREIRA, Maria Salonildes. O processo investigativo na perspectiva sócio-histórica: teoria e método. In: XVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2003, Aracajú. Anais... Educação Pesquisa e Diversidade Regional. Aracajú: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Sergipe, 2003. p. 1-18.
MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1989.
MONTEIRO, Silas Borges. Epistemologia da Prática: O professor reflexivo e a pesquisa colaborativa. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 111-126.
NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil:gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p.72-89, jul./dez.1996.
________. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. Trad. Wolfgang Leo Mar. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. Os professores sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. p. 81-91.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZEICHNER, Kenneth. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. p.12-52.