FORMAÇÃO DOCENTE: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica

Autores

  • MARINALVA VERAS MEDEIROS Rede Municipal de Ensino de Teresna-PI
  • CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRA Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Formação Docente, Práxis, Racionalidade Técnica, Sócio-Histórica, Prática Reflexiva

Resumo

No sentido de compreender a relação teórico-prática desenvolvida pelos professores na construção de saberes em salas de aulas, enfocamos neste estudo como tema principal a formação docente, dentro de uma perspectiva de práxis transformadora. Para atingirmos este objetivo procuramos apreender o envolvimento das teorias educacionais discutidas nos cursos de formação de professor com as práticas docentes experienciadas em sala de aula. Com o propósito de refletir acerca desta temática, perguntamo-nos: Como os saberes docentes são elaborados, re-elaborados e apropriados pelo professor? Como os estudos teóricos que ocorrem nos centros de formação docente podem ser mediados na sala de aula, campo real de atuação do professor? Para responder a estes questionamentos, utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente da práxis docente enquanto transformadora.

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Biografia do Autor

MARINALVA VERAS MEDEIROS , Rede Municipal de Ensino de Teresna-PI

Mestra em Educação e Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Teresna-PI.

CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRA, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

VERAS MEDEIROS , M. ., & DE OLIVEIRA CABRA, C. L. . (2008). FORMAÇÃO DOCENTE: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 28-39. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1505

Edição

Seção

Artigos