FORMAÇÃO DOCENTE: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica

Autores

  • MARINALVA VERAS MEDEIROS Rede Municipal de Ensino de Teresna-PI
  • CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRA Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Formação Docente, Práxis, Racionalidade Técnica, Sócio-Histórica, Prática Reflexiva

Resumo

No sentido de compreender a relação teórico-prática desenvolvida pelos professores na construção de saberes em salas de aulas, enfocamos neste estudo como tema principal a formação docente, dentro de uma perspectiva de práxis transformadora. Para atingirmos este objetivo procuramos apreender o envolvimento das teorias educacionais discutidas nos cursos de formação de professor com as práticas docentes experienciadas em sala de aula. Com o propósito de refletir acerca desta temática, perguntamo-nos: Como os saberes docentes são elaborados, re-elaborados e apropriados pelo professor? Como os estudos teóricos que ocorrem nos centros de formação docente podem ser mediados na sala de aula, campo real de atuação do professor? Para responder a estes questionamentos, utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente da práxis docente enquanto transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARINALVA VERAS MEDEIROS , Rede Municipal de Ensino de Teresna-PI

Mestra em Educação e Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Teresna-PI.

CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRA, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henri. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis (RJ): Vozes, 1986. p. 548-249.

________. A escola crítica e a política cultural. Trad. Dogmar M. L. Zibas. São Paulo: Cortez, 1988.

________. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes médicas, 1997. p. 157-163.

IBIAPINA, Ivana Maria L. de Melo. FERREIRA, Maria Salonildes. O processo investigativo na perspectiva sócio-histórica: teoria e método. In: XVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2003, Aracajú. Anais... Educação Pesquisa e Diversidade Regional. Aracajú: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Sergipe, 2003. p. 1-18.

MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1989.

MONTEIRO, Silas Borges. Epistemologia da Prática: O professor reflexivo e a pesquisa colaborativa. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 111-126.

NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto, 1992.

PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil:gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p.72-89, jul./dez.1996.

________. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. Trad. Wolfgang Leo Mar. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. Os professores sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. p. 81-91.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZEICHNER, Kenneth. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. p.12-52.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

VERAS MEDEIROS , M. ., & DE OLIVEIRA CABRA, C. L. . (2008). FORMAÇÃO DOCENTE: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 28–39. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1505

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.