CRIATIVIDADE DO PROFESSOR E CRIATIVIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO: OS ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL

Autores

  • TATIANA SANTOS ARRUDA
  • ALBERTINA MITJÁNS MARTÍNEZ Universidade Autônoma de Madri

Palavras-chave:

Criatividade, Professor, Trabalho pedagógico

Resumo

O presente artigo possui como finalidade identificar os estudos realizados no Brasil acerca da criatividade do professor e criatividade no trabalho pedagógico, considerando as possíveis diferenças entre tais expressões. Para a análise, foram selecionados artigos, dissertações e teses produzidos no país no período de 2000 a junho de 2012, que tinham o professor e a sua criatividade como um dos aspectos centrais da pesquisa. Os resultados apontaram 73 trabalhos que, dentre outros assuntos, possuíam quatro temáticas principais: 1) os estudos cienciométricos a respeito da criatividade; 2) as concepções de criatividade dos professores; 3) os fatores inibidores ou facilitadores da expressão criativa do professor; 4) o papel do professor para o estímulo à criatividade dos alunos. A análise das produções indica que ainda há lacunas significativas sobre a criatividade no trabalho pedagógico, no que concerne à pesquisas que considerem o professor como sujeito criativo em suas práticas docentes, observando o processo de criatividade na perspectiva do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TATIANA SANTOS ARRUDA

Doutoranda em educação pela Universidade de Brasília- UnB, mestre em Educação – UnB, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

ALBERTINA MITJÁNS MARTÍNEZ, Universidade Autônoma de Madri

Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri (2007), Doutorado em Ciências Psicológicas – Universidad de La Havana (1993), professora adjunta da Universidade de Brasília, professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade de São Carlos da Guatemala. 

Referências

ALENCAR, E. M. L. S.; BRUNO-FARIA, M. F.; FLEITH, D. S. (Org.). Medidas de Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2010.

______.; FLEITH, D. de S. Criatividade na Educação Superior: fatores inibidores. Avaliação, Campinas, v. 15, n. 2, p. 201-206,2010a.

______. ______. Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino. Psicol. Reflex. Crit., v.16, n.1, p. 63-69, 2003.

______. ______. Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psic.: Teor. e Pesq., v. 24, n.1, p. 59-65, 2008.

______. ______.. Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior. Aval. Psicol., v. 9, n.1, p. 13-24, 2010b.

______. ______. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Psicol. Reflex. Crit., v.17, n.1, p.105-110, 2004.

ALMEIDA, J. M. O. O Ensino Médio e as Práticas Docentes Adotadas para Expressão e Desenvolvimento da Criatividade. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em educação) – UniversidadeCatólica de Brasília, Brasília.

AQUINO, R. A. da C. M. Percepção de professores e estudantes do curso de pedagogia sobre o ensino promotor da criatividade. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília.

ARRUDA, T. S. O Desenvolvimento do Currículo e a Criatividade do Professor: uma reflexão em busca da qualidade da Educação Infantil. 2007. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília.

ASSIS, L. de C. Práticas e atributos pessoais docentes que favorecem o desenvolvimento da criatividade dos alunos na educação infantil. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília.

BARRETO, M. O.; MARTINEZ, A. M. Possibilidades Criativas de Professores em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Estud.psicol., Campinas, v. 24, n. 4, p. 463-473, 2007.

BRUNO-FARIA, M. de F.; VEIGA, H. M. da S.; MACEDO, L. F. Criatividade nas organizações: análise da produção científica nacional em periódicos e livros de Administração e Psicologia. Rev. Psicol., Organ. Trab.,v. 8, n. 1, p. 142-163, 2008.

FERNANDES, V. L. P. A criatividade no trabalho pedagógico do professor de Artes Visuais no ensino médio, no contexto da Educação Inclusiva. 2011. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul.

FORTES, D. R. S. A criatividade na fala de professores de Física. 2003. 189 f. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

FRESQUET, Adriana M. Processo de co-construção do conceito de criatividade professores de educação infantil: uma análise microgenética. 2000. 171 f. Dissertação (Mestrado em psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.

GARDE, M.; ANDRADE, A. S. Criatividade: um estudo sobre as representações e crenças dos professores do ensino médio.Seminário de Pesquisa, VI, 2003, Ribeirão Preto, SP, TOMO II, Livro de Artigos, p. 183-192.

GARDE, M. Criatividade: um estudo sobre as representações e crenças de professores do ensino médio. 2003. 124 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Ciência Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GIGLIO, Z. Criatividade na Produção de Textos: a concepção de criatividade entre professores de português que lecionam de 5ª a 8ª série. Resgate, v. 9, p. 87-96, 1999/2000.

GODINHO, M. L. de M. Práticas docentes de professores de língua inglesa: facilitadores e barreiras ao desenvolvimento da criatividade. 2008. 73 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília.

GUMS, E. F. Criatividade e auto-percepção de estratégias de ensino em professores alfabetizadores de adultos. 2003. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Centro de Ciências da Vida, Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

LIBÓRIO, A. C. O. As Interações Professor-Aluno e o Clima Para Criatividade em Sala de Aula: possíveis relações. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde). Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.

______. NEVES, M. M. B. da J. Interações sociais e clima para criatividade em sala de aula. Aletheia [online], n.31, p. 168-183,2010.

LIMA, V. B. F. Percepção de Professores de Cursos de PósGraduação Stricto Sensu em Educação sobre Criatividade em Sua Prática Docente: Limites e Possibilidades. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica de Brasília, Brasília.

OLIVEIRA, A. L. A. Percepção de professores do ensino fundamental sobre procedimentos úteis à promoção da criatividade em sala de aula. Brasília, DF, 2003. 82 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade de Católica de Brasília,Brasília.

OLIVEIRA, E. B. P. Percepção do Coordenador Pedagógico sobre Criatividade do Professor de Ensino Fundamental. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Católica de Brasília, Brasília.

OLIVEIRA, Eny da L. L. Criatividade e Escola uma articulação necessária: limites e possibilidades segundo gestores e orientadores educacionais. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília.

______.; ALENCAR, E. M. L. S. de. Criatividade e Escola: limites e possibilidades segundo gestores e orientadores educacionais.Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 245-260, 2010.

OLIVEIRA, L. M. C. de. Educação infantil e Criatividade: perspectiva de professoras. 2006. 242 f. Tese (Doutorado em Psicologia). Centro de Ciências da Vida, Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

OLIVEIRA, N. A. L de. Criatividade no Ensino de Ciências: uma necessidade na prática docente. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências). Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Amazonas.

OLIVEIRA, Z. M. F. Criatividade na Formação do Professor do Curso de Letras. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília.

______.; ALENCAR, E. M. L. S. A Criatividade Faz Diferença na Escola: o professor e o ambiente criativos. Contrapontos, Itajaí, v. 8,n.2, p. 295-306, mai/ago, 2008.

______. ______. Criatividade na formação e atuação do professor do curso de letras. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. V.11, n.2, p. 223- 237, 2007.

______. Alguns Instrumentos para se Medir a Criatividade. Aval. psicol. [online]., v. 9, n. 3, p. 495-497, 2010.

______. Criatividade: concepções e procedimentos pedagógicos na pós-graduação stricto sensu. 2012. 206 f. Tese (Doutorado em psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília.

WECHSLER, S. M. Criatividade na Cultura Brasileira: uma década de estudos. Revista Portuguesa de Psicologia: teoria e investigação e prática, v. 6, n. 1, p. 215-227, 2001.

ZANELLA, A. V.; TITON, A. P. Análise da Produção Científica Sobre Criatividade em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Psicologia (1994 – 2001). Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 305-316, 2005.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

ARRUDA, T. S. ., & MITJÁNS MARTÍNEZ, A. . (2012). CRIATIVIDADE DO PROFESSOR E CRIATIVIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO: OS ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 179-208. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1383

Edição

Seção

Artigos