RPG NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5342Palavras-chave:
RPG, Ensino de Matemática, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura que objetiva analisar as pesquisas produzidas no Brasil entre 2013 e 2022 que discutem a utilização de jogos de RPG no Ensino de Matemática. Para tal, foram realizadas buscas em três bases de dados utilizando os descritores “RPG” e “matemática”, resultando em um corpus contendo 29 obras que foram analisadas com o intuito de responder às perguntas: como foram as aplicações de jogos de RPG no Ensino da Matemática realizadas no período compreendido entre 2013 e 2022? A quais públicos estas se destinavam? E quais foram os resultados encontrados? Nossa análise mostra o aumento na produção acadêmica, com maior concentração na região Sudeste. Percebe-se também a falta de consenso sobre a definição de RPG Pedagógico e de pesquisa teórica sobre o tema, além do pouco número de pesquisas na perspectiva da formação de professores. Por fim, observa-se o relato de ganhos em termos de aquisição de conteúdos, motivação e habilidades sociais por parte dos estudantes em aplicações de RPG Pedagógico.
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