POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3388

Palavras-chave:

Políticas Públicas. , Atendimento Educacional Especializado., Professor da classe comum. , Escola particular.

Resumo

A política do governo está centrada no Atendimento Educacional Especializado nas escolas regulares. Observa-se, contudo, que se trata de um serviço “tamanho único” que visa a atender todo o público-alvo da educação especial, com sérias implicações para o trabalho pedagógico. O objetivo da pesquisa foi investigar como se estrutura, na perspectiva do professor da classe comum, a política de inclusão em escola de rede particular de ensino. Adotou-se como referencial teórico a Abordagem do Ciclo de Políticas formulada por Stephen Ball e Richard Bowe. O estudo é quali-quantitativo do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa 15 professores e as coordenadoras do Serviço de Inclusão e do Ensino Fundamental. O instrumento utilizado foi o Questionário de Avaliação de Política de Inclusão Escolar: Professor da Classe Comum, elaborado para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os resultados apontam que o trabalho pedagógico é realizado na classe comum, constituindo um grande diferencial quando se compara com as escolas públicas que atendem a esses alunos no contraturno. O acesso e permanência dos alunos da educação especial é superior à média nacional na escola pesquisada. Há também distinta articulação entre o professor da classe comum e o especializado, assim como a criação de duas salas de recursos e, por fim, a excelente qualidade na infraestrutura da instituição torna a proposta de inclusão na escola um processo enriquecedor para todos da comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Milena Viana Medeiros Barbosa do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGED - UFPI (2020). Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Ambiental, Educação no Campo, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado e Tecnologia Assistiva. Membro do Núcleo de Estudos em Educação Especial do Piauí (NEESPI-UFPI). Profissionalmente, atua como professora do Atendimento Educacional Especializado em rede privada de ensino. Está estudando, pesquisando e elaborando trabalhos que envolvem estes mesmos temas.

Ana Valeria Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1998), Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004) e com Pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva - NEESPI. Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Viana Medeiros Barbosa do Nascimento, M., & Marques Fortes Lustosa, A. V. (2022). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 498–527. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3388

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