POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3388Palavras-chave:
Políticas Públicas. , Atendimento Educacional Especializado., Professor da classe comum. , Escola particular.Resumo
A política do governo está centrada no Atendimento Educacional Especializado nas escolas regulares. Observa-se, contudo, que se trata de um serviço “tamanho único” que visa a atender todo o público-alvo da educação especial, com sérias implicações para o trabalho pedagógico. O objetivo da pesquisa foi investigar como se estrutura, na perspectiva do professor da classe comum, a política de inclusão em escola de rede particular de ensino. Adotou-se como referencial teórico a Abordagem do Ciclo de Políticas formulada por Stephen Ball e Richard Bowe. O estudo é quali-quantitativo do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa 15 professores e as coordenadoras do Serviço de Inclusão e do Ensino Fundamental. O instrumento utilizado foi o Questionário de Avaliação de Política de Inclusão Escolar: Professor da Classe Comum, elaborado para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os resultados apontam que o trabalho pedagógico é realizado na classe comum, constituindo um grande diferencial quando se compara com as escolas públicas que atendem a esses alunos no contraturno. O acesso e permanência dos alunos da educação especial é superior à média nacional na escola pesquisada. Há também distinta articulação entre o professor da classe comum e o especializado, assim como a criação de duas salas de recursos e, por fim, a excelente qualidade na infraestrutura da instituição torna a proposta de inclusão na escola um processo enriquecedor para todos da comunidade escolar.
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