ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM

Autores

  • DANIELLE MARIAM ARAÚJO DOS SANTOS Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Estudo do Lugar, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. Os objetivos foram analisar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba; identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município, nos 3º e 4º anos de escolas Municipais de Iranduba; enumerar as dificuldades encontradas pelos professores em relação ao acesso ao conteúdo específico sobre a Geografia local; apresentar sugestões metodológicas e material de apoio às aulas de Geografia. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como principais resultados, verificou-se que os professores, na maioria das vezes não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba dificulta a compreensão do aluno em relação ao local em que vive, á sua cidade, ao seu lugar de vivencia. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados á realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DANIELLE MARIAM ARAÚJO DOS SANTOS, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Ciências do Ambiente, professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CALLAI, Helena Copetti (org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. daUFRGS, 2003.

______________________. APRENDENDO A LER O MUNDO: A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf. Acesso em 20 abril 14.

_____________________. ENSINO DE GEOGRAFIA: Práticas e textualizações no cotidiano. 10. Ed. Porto Alegre: Mediações, 2012.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas. Curitiba: Base Editoria, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Coleção: Questões da nossa época vol. 14.

LESANN, Janine. Geografia no Ensino Fundamental I. 2. Ed. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6a ed. São Paulo: Heccus Editora, 2013.

SANTOS, Danielle Mariam Araujo. O ensino de Geografia em Manacapuru. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal do Amazonas, Manacapuru, 2004.

SHAFFER, Neiva Otero. A cidade nas aulas de Geografia. In. CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre, 1999.

SOUSA, Isaque dos Santos. A ponte Rio Negro e a Região Metropolitana de Manaus: adequações no espaço urbano-regional à reprodução do capital, 2013. 250 p. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, da Universidade de São Paulo, 2013.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. Ed. São Paulo: Annablume, 2008.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

ARAÚJO DOS SANTOS, D. M. . (2016). ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 284-300. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1246

Edição

Seção

Artigos