SIGNO E IDEOLOGIA NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7970Palavras-chave:
Educação Escolar, Mediação Pedagógica, Ensino e Aprendizagem, SignificaçõesResumo
O presente trabalho reflete sobre o processo de mediação pedagógica produzido em sala de aula numa atividade de ensino, tendo como referência as tentativas de reinterpretação quanto ao papel da escola na sociedade. Apoiou-se na psicologia histórico cultural ao focalizar a constituição do sujeito, o lugar da linguagem neste processo e como a instituição escolar participa da sua formação, aproximando-se de algumas produções de Vigotski e Luria, dentre outros. O estudo é de tipo qualitativo e interpretativo, incorporando as contribuições da perspectiva enunciativa discursiva, proposta por Bakhtin e Volochínov, na análise da dimensão semiótica do discurso. Os dados analisados se referem a uma atividade em sala de aula ocorrida em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Paraná. Ela foi gravada em vídeo e transcrita. A análise dos dados identificou a presença da leitura de uma história pertencente à literatura infantil como disparador da atividade que envolvia leitura, entretanto, a mesma se deu em condições precárias, visto que, como o texto não foi compartilhado, os alunos acompanharam a leitura feita pela professora seguida do destaque das partes componentes de uma árvore. A leitura teve momentos de claro cunho interpretativo e vários signos ideológicos foram apresentados, sem que fossem objetos de consideração, como: a relação egoísta, utilitária e inconsequente do homem com a natureza, além da reafirmação do estereótipo masculino e feminino, que acabaram reforçando modos de ser e estar no mundo e não os problematizando de modo a informar sobre outras possibilidades.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. 11. ed. São Paulo: Atual, 1997.
GERALDI, J. W. A Aula Como Acontecimento. São Carlos. Pedro e João Editores, 2010.
GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cad. CEDES, v. 20, n. 50, p. 9-25,2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n50/a02v2050.pdf Acesso em: 2 jun.2017.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.
LURIA, A. R. A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. In: ______. Curso de psicologia geral: introdução evolucionista à psicologia. V. I. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1971. p. 71-84.
______. Pensamento e linguagem. In: LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. V. IV. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
______. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de M. P.Villalobos. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2014. p. 143-189.
NOGUEIRA, A. L. H. A atividade pedagógica e a apropriação da escrita. Dissertação (Mestrado em Educação) – Unicamp, Campinas, SP, 1991.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614>. Acesso em: 02 jun. 2017.
OLIVEIRA, M. K. Vigotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1993.
OLIVEIRA, M. K.; OLIVEIRA, M. B. Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
______. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
SILVERSTEIN, S. A árvore generosa (1983). Tradução de Fernando Sabino. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991
______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de M. P. Villalobos. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2014. p.103-115.
VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos, SP: Pedro & João, 2013.