SIGNO E IDEOLOGIA NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • ALZENI DE JESUS CORREIA FULCHINI Universidade Estadual de Londrina
  • CARLOS TOSCANO Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7970

Keywords:

Educação Escolar, Mediação Pedagógica, Ensino e Aprendizagem, Significações

Abstract

O presente trabalho reflete sobre o processo de mediação pedagógica produzido em sala de aula numa atividade de ensino, tendo como referência as tentativas de reinterpretação quanto ao papel da escola na sociedade. Apoiou-se na psicologia histórico cultural ao focalizar a constituição do sujeito, o lugar da linguagem neste processo e como a instituição escolar participa da sua formação, aproximando-se de algumas produções de Vigotski e Luria, dentre outros. O estudo é de tipo qualitativo e interpretativo, incorporando as contribuições da perspectiva enunciativa discursiva, proposta por Bakhtin e Volochínov, na análise da dimensão semiótica do discurso. Os dados analisados se referem a uma atividade em sala de aula ocorrida em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Paraná. Ela foi gravada em vídeo e transcrita. A análise dos dados identificou a presença da leitura de uma história pertencente à literatura infantil como disparador da atividade que envolvia leitura, entretanto, a mesma se deu em condições precárias, visto que, como o texto não foi compartilhado, os alunos acompanharam a leitura feita pela professora seguida do destaque das partes componentes de uma árvore. A leitura teve momentos de claro cunho interpretativo e vários signos ideológicos foram apresentados, sem que fossem objetos de consideração, como: a relação egoísta, utilitária e inconsequente do homem com a natureza, além da reafirmação do estereótipo masculino e feminino, que acabaram reforçando modos de ser e estar no mundo e não os problematizando de modo a informar sobre outras possibilidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

ALZENI DE JESUS CORREIA FULCHINI, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) Professora da Rede Pública de Ensino do Município de Cambé/PR. Apoio: Pesquisa financiada pela CAPES.

CARLOS TOSCANO, Universidade Estadual de Londrina

Professor Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. (UNIMEP/SP) Aposentado da Universidade Estadual de Londrina/PR. Líder do grupo de pesquisa Escola e Formação (UEL- PR/CNPQ), pesquisador do grupo de pesquisa AULA: Trabalho Docente na Formação Inicial (UNICAMP-SP/CNPQ). 

References

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. 11. ed. São Paulo: Atual, 1997.

GERALDI, J. W. A Aula Como Acontecimento. São Carlos. Pedro e João Editores, 2010.

GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cad. CEDES, v. 20, n. 50, p. 9-25,2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n50/a02v2050.pdf Acesso em: 2 jun.2017.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.

LURIA, A. R. A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. In: ______. Curso de psicologia geral: introdução evolucionista à psicologia. V. I. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1971. p. 71-84.

______. Pensamento e linguagem. In: LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. V. IV. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

______. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de M. P.Villalobos. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2014. p. 143-189.

NOGUEIRA, A. L. H. A atividade pedagógica e a apropriação da escrita. Dissertação (Mestrado em Educação) – Unicamp, Campinas, SP, 1991.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614>. Acesso em: 02 jun. 2017.

OLIVEIRA, M. K. Vigotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1993.

OLIVEIRA, M. K.; OLIVEIRA, M. B. Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

______. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

SILVERSTEIN, S. A árvore generosa (1983). Tradução de Fernando Sabino. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de M. P. Villalobos. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2014. p.103-115.

VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos, SP: Pedro & João, 2013.

Published

2018-04-15

How to Cite

CORREIA FULCHINI, A. D. J. ., & TOSCANO, C. . (2018). SIGNO E IDEOLOGIA NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Languages, Education and Society, (39), 178–205. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7970

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.