INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6108

Palavras-chave:

Inteligência Artificial na Educação, Formação de Professores, Educação Básica, Mapeamento Sistemático, Teses e Dissertações Brasileiras

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado em andamento que investiga a percepção dos professores sobre a utilização das inteligências artificiais (IA) na educação e apresenta um mapeamento sistemático das teses e dissertações brasileiras que investigaram a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação, com o objetivo de identificar as principais tendências e resultados. Foram analisados quinze trabalhos publicados entre 2004 e 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A análise revelou uma crescente preocupação com o tema, com destaque aos avanços na testagem de artefatos e na elaboração de materiais educacionais com IA. No entanto, constatou-se uma escassez significativa de pesquisas voltadas para a aplicação da IA na Educação Básica, especialmente no que se refere à formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenildo Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ensino e História das Ciências e da Matemática  pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia e  Pós-doutorando na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.  E-mail: zenildosantos@hotmail.com.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), coordena o Grupo de Estudos em Educação Matemática.

Irani Parolin Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Matemática na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

CALAÇA DE SOUSA, C. Inteligência Artificial no ensino de geometria em nível fundamental da educação básica: contribuições e perspectivas. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica - Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, Urutaí, 2023.

CAMPOS, L. F. A. de A. Inteligência Artificial e instrumentalização digital no ensino: a semiformação na era da automatização computacional. 2018. 208 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara SP, 2018.

DOMENEGHINI, D. A Inteligência Artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na Educação. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul, Nova Prata, 2022.

FERNANDES, M. B. P. Aprendizagem mediada pela Inteligência Artificial: uma abordagem construtivista. 2004. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, 2004.

FIORENTINI, D. Mapeamento e balanços dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. [s. l.], v. 25, p. 1–17, 2002.

FLORES, D. Ensino de Inteligência Artificial: uma proposta de formação docente nas Disciplinas STEAM. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, 2022.

GATTI, F. N. Educação Básica e Inteligência Artificial: perspectivas, contribuições e desafios. 2019. Dissertação (Mestrado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

GONSALES, P. Inteligência artificial, educação e pensamento complexo: caminhos para religação de saberes. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação.Papirus, Campinas SP: Editora Papirus, 2012.

LADISLAU DOS SANTOS, D. Inteligência artificial aplicada à educação: transformação ou desintegração da escola? 2023. 275 f. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

MATOS, L. Inteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcances. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2022.

MATTOS, S. G. Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na Educação Matemática. 2022. 169 f. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.

MELO, M. A. V. de. Inteligência Artificial e ensino de inglês como língua estrangeira: inovação tecnológica e metodológica/de abordagem? 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2019.

MOREIRA, L. de A. Uso de chatbot em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de Biologia. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional) -Instituto de Biologia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022.

MOTTA, M. S. Inovação no conhecimento científico por meio de pesquisas inventariantes: uma proposta de percurso metodológico para a realização de um Mapeamento Sistemático de Literatura. In: MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. (org.). Inovações e Tecnologias Digitais na Educação: uma busca por definições e compreensões. Campo Grande, MS: Life Editora, 2021.

SANT´ANA, F. P.; SANT´ANA, I. P.; SANT´ANA, C. de C. Uma utilização do Chat GPT no ensino. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 74–86, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.951. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/951. Acesso em: 29 jul. 2024.

SANTOS, R. P. Um estudo sobre a produção de vídeo: Educação Matemática Crítica e o uso da Inteligência Artificial no Ensino Médio. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino da - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista BA, 2023.

SOUSA, R. L. P. de. A Inteligência Artificial e a Educação: uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, Brasília - DF, 2023.

VIEIRA, J. S. A Educação Matemática e sua relação com os estereótipos de gênero feminino na Inteligência Artificial. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Como Citar

Santos, Z., Camargo Sant’Ana, C., & Parolin Sant’Ana, I. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES . Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6108

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.