INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6108Palavras-chave:
Inteligência Artificial na Educação, Formação de Professores, Educação Básica, Mapeamento Sistemático, Teses e Dissertações BrasileirasResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado em andamento que investiga a percepção dos professores sobre a utilização das inteligências artificiais (IA) na educação e apresenta um mapeamento sistemático das teses e dissertações brasileiras que investigaram a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação, com o objetivo de identificar as principais tendências e resultados. Foram analisados quinze trabalhos publicados entre 2004 e 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A análise revelou uma crescente preocupação com o tema, com destaque aos avanços na testagem de artefatos e na elaboração de materiais educacionais com IA. No entanto, constatou-se uma escassez significativa de pesquisas voltadas para a aplicação da IA na Educação Básica, especialmente no que se refere à formação de professores
Downloads
Referências
CALAÇA DE SOUSA, C. Inteligência Artificial no ensino de geometria em nível fundamental da educação básica: contribuições e perspectivas. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica - Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, Urutaí, 2023.
CAMPOS, L. F. A. de A. Inteligência Artificial e instrumentalização digital no ensino: a semiformação na era da automatização computacional. 2018. 208 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara SP, 2018.
DOMENEGHINI, D. A Inteligência Artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na Educação. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul, Nova Prata, 2022.
FERNANDES, M. B. P. Aprendizagem mediada pela Inteligência Artificial: uma abordagem construtivista. 2004. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, 2004.
FIORENTINI, D. Mapeamento e balanços dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. [s. l.], v. 25, p. 1–17, 2002.
FLORES, D. Ensino de Inteligência Artificial: uma proposta de formação docente nas Disciplinas STEAM. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, 2022.
GATTI, F. N. Educação Básica e Inteligência Artificial: perspectivas, contribuições e desafios. 2019. Dissertação (Mestrado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
GONSALES, P. Inteligência artificial, educação e pensamento complexo: caminhos para religação de saberes. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação.Papirus, Campinas SP: Editora Papirus, 2012.
LADISLAU DOS SANTOS, D. Inteligência artificial aplicada à educação: transformação ou desintegração da escola? 2023. 275 f. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
MATOS, L. Inteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcances. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2022.
MATTOS, S. G. Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na Educação Matemática. 2022. 169 f. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
MELO, M. A. V. de. Inteligência Artificial e ensino de inglês como língua estrangeira: inovação tecnológica e metodológica/de abordagem? 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2019.
MOREIRA, L. de A. Uso de chatbot em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de Biologia. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional) -Instituto de Biologia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022.
MOTTA, M. S. Inovação no conhecimento científico por meio de pesquisas inventariantes: uma proposta de percurso metodológico para a realização de um Mapeamento Sistemático de Literatura. In: MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. (org.). Inovações e Tecnologias Digitais na Educação: uma busca por definições e compreensões. Campo Grande, MS: Life Editora, 2021.
SANT´ANA, F. P.; SANT´ANA, I. P.; SANT´ANA, C. de C. Uma utilização do Chat GPT no ensino. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 74–86, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.951. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/951. Acesso em: 29 jul. 2024.
SANTOS, R. P. Um estudo sobre a produção de vídeo: Educação Matemática Crítica e o uso da Inteligência Artificial no Ensino Médio. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino da - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista BA, 2023.
SOUSA, R. L. P. de. A Inteligência Artificial e a Educação: uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, Brasília - DF, 2023.
VIEIRA, J. S. A Educação Matemática e sua relação com os estereótipos de gênero feminino na Inteligência Artificial. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.