GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5691

Palavras-chave:

Gestão educacional; Contexto brasileiro; Educação pública; Gestão escolar democrática; Participação da comunidade.

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre os desafios da gestão escolar democrática e participativa na educação pública brasileira para melhorar a qualidade educacional no país. Trata-se de um estudo fundamentado nos estudos de Libâneo (2028), Silva (2015), Luck (2017), Paro (2016), Saviani (2021), dentre outros; bem como alguns documentos legais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. A análise empreendida revela que a gestão escolar democrática e participativa é um fator essencial para a qualidade social da educação pública no contexto educacional brasileiro, embora a gestão da qualidade total de caráter neoliberal também dispute a escola e seu projeto educativo. O estudo permitiu identificar desafios internos e externos à escola que implicam na materialização da gestão democrática e participativa. E evidenciou que superar esses desafios exige estratégias que envolvam os diversos seguimentos escolares no processo de gestão.

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Biografia do Autor

Alderi Alves de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Ciências da Educação - Universidad Americana del Paraguay, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, especialização em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, graduação em Administração de Empresas e em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM), Atualmente está cursando o Curso de Doutorado em Educação, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Cursou o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. 

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Oliveira, A. A. de, & Mourão, A. R. B. (2025). GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO BRASILEIRO. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–20. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5691

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