LECTURA DE TEXTOS DE DIVULGACIÓN CIENTÍFICA EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA: UN ANÁLISIS DE LA PRÁCTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4961

Palavras-chave:

Ensino, Leitura, Textos de divulgação científica, Ensino secundário

Resumo

O ensino de leitura tem recebido atenção especial, principalmente após as avaliações nacionais e internacionais, que mostram o baixo nível de compreensão leitora dos alunos brasileiros do ensino médio. Esta pesquisa teve como objeto de estudo a incidência da concepção de leitura como decodificação, subjacente à prática pedagógica nas aulas de leitura de divulgação científica no nível médio, a fim de compreender a relação entre essa concepção e a seleção de procedimentos didático-pedagógicos que os professores realizam para suas práticas, com vistas ao lugar dado ao aluno como protagonista na construção dos sentidos do texto. O objetivo deste artigo é refletir sobre a didática da leitura de textos populares de ciências e descrever o percurso desde a escolha dos textos e das atividades propostas pelos professores até revelar as dimensões e categorias de análise que demonstram a viabilidade da análise de conteúdo para analisar o corpus. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação da prática docente e grupos focais. A concepção de texto como produto acabado e de leitura como descodificação ou expressão do pensamento sobrepôs-se à concepção de leitura como interação. Assim, verificou-se que, no espaço da sala de aula de leitura acadêmico-científica o texto não é entendido como processo, e a leitura não é concebida como coprodução de sentidos. Daí, a necessidade de formação contínua dos professores e de novos estudos sobre esse tema, mesmo nos níveis pré-universitários de ensino.

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Biografia do Autor

Edna Maria de Oliveira Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Doutora em Educação (UNR- Arg). Mestre em Educação Agrícola (UFRRJ). Professora de Língua  Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO). Membro do grupo de pesquisa (NGEAALC-UNEB).

Carolina Tramallino, Universidad Nacional de Rosario - UNR

Profesora en Letras recibida en la Universidad Nacional de Rosario, Argentina y Dra. en Humanidades y Artes con mención en Lingüítica por la misma casa de estudios. Es investigadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) de Argentina y Profesora Adjunta en las cátedras de Lingüística General I de la carrera de Letras y de Metodología de la Investigación Lingüística de la escuela de Lenguas de la UNR.

César Costa Vitorino, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras (PUCRS).  Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e líder do grupo de pesquisa NGEAALC/UNEB, Vice-Coordenador temporário do Mestrado MPIES, Professor Permanente do Mestrado MPIES

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

de Oliveira Ferreira, E. M. ., Tramallino, C., & Costa Vitorino, C. . (2024). LECTURA DE TEXTOS DE DIVULGACIÓN CIENTÍFICA EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA: UN ANÁLISIS DE LA PRÁCTICA DOCENTE . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–28. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4961

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