A DIALÉTICA DA SUBJETIVIDADE VERSUS OBJETIVIDADE DESVELANDO O MOVIMENTO DE SE TORNAR PROFESSOR

Autores

  • TEREZINHA GOMES DA SILVA
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Identidade docente, Subjetividade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do ser e fazer-se professor. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, buscando apoio especialmente nas contribuições de Vigostski (1996, 1999, 2000), Leontiev (1978), Wallon (1979) e Lane (1995, 2002), entre outros, para concluirmos que o homem é resultado de uma articulação dialética entre o social e o individual. Essa compreensão de homem nos permite entender a identidade docente como também uma construção social, ou seja, o movimento de se tornar professor envolve múltiplas determinações. Isto significa que o professor vai construindo e reconstruindo, significando e ressignificando a sua profissionalidade por meio das interações que desenvolve no decurso de sua história de vida e no desenvolvimento de sua ação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TEREZINHA GOMES DA SILVA

Mestranda em Educação da UFPI.

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO

Doutora em Educação (PUC-SP) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

Referências

LEONTLEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

MARIN, A. J. Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade. In: TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. (Org). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 57-73.

MOURA, M. O. O educador matemático na comunidade de formação. In: TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. (Org). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 129-145.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissionais docentes. In: ______ (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995a.

______. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______. Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1995b.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p.63-92.

SIRGADO, A. P. O. Social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade: revista quadrimestral de Ciências da Educação e Sociedade (CEDES). Campinas, SP, ano 21, n.71, jul. 2000.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. O manuscrito de 1929: temas sobre a constituição cultural do homem. Revista Educação e Sociedade, ano 21, n. 71, P. 20-44, jul. 2000.

WALLON, H. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Ed. Vega. 1979.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

GOMES DA SILVA, T. ., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2006). A DIALÉTICA DA SUBJETIVIDADE VERSUS OBJETIVIDADE DESVELANDO O MOVIMENTO DE SE TORNAR PROFESSOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 93–104. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1552

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)