PROCESSOS PEDAGÓGICOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES E MEDIAÇÕES
Palavras-chave:
Ensino Médio, Ensino, Aprendizagem, Relações interpessoaisResumo
Nesse artigo analisa-se a concepção de professores e de alunos sobre a dinâmica dos processos pedagógicos desenvolvidos no segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária, Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia e a importância das relações interpessoais nesses processos. A base empírica desse texto foi constituída por dados de uma pesquisa quanti-qualitativa de abordagem descritiva realizada no decorrer do Curso de Mestrado em Educação. A amostra foi composta por oito professores e noventa e quatro alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, envolvendo todos os alunos e de entrevista com os professores e 5% dos alunos. A partir das respostas dos professores e dos alunos foi possível identificar que a falta de reuniões e estudos envolvendo gestores, equipe de assessoria pedagógica, professores e alunos para avaliação, reflexão e reconstrução conjunta, entre outras ações promotoras de socialização e interação entre os sujeitos, com vistas à qualidade dos processos educativos, representou uma das principais lacunas que impedem o desenvolvimento de ações mais significativas, cooperativas e integradoras no que se refere aos processos pedagógicos desenvolvidos na instituição. Outro aspecto relevante diz respeito às relações interpessoais que, embora compreendidas pelos sujeitos da pesquisa como um fator determinante para a aprendizagem, um expressivo número de alunos revelou insatisfação com as relações que vêm ocorrendo em sala de aula, indicando a necessidade de que as práticas pedagógicas tenham articulação entre o cognitivo e o afetivo.
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