A FORMAÇAO DO PROFESSOR: UM FATOR SIGNIFICATIVO NA COMPREENSÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • ELIANA DE SOUSA ALENCAR Mestranda em Educação (UFPI)
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Práticas pedagógica, Formação de professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar qual tem sido o papel dos cursos de formação de professores na construção e desconstrução do fracasso escolar. Para procedermos a essa análise nos fundamentamos nos trabalhos de alguns teóricos como Charlot (2000), Oliveira (2001), Tardif (2002), Pimenta (2002), Scheibe (2002), Souza (2002), Moreira (2003), Guimarães (2004), Candau (2004), Marchesi e Gil (2004), Bossa (2004), Pimenta (2005), dentre outros e produzimos o texto em três partes. Na primeira, situamos a discussão em torno da questão do fracasso escolar, tendo como referência estudos recentes que mostram a situação de fracasso dos alunos como uma construção social. Na segunda parte, discutimos os modelos de formação inicial e continuada de professores, com base nas idéias dos teóricos que tratam desse tema para mostrar que esses modelos podem mediar ou não a (des)construção do fracasso escolar. Na última parte do texto, tecemos algumas considerações sobre a problemática e apontamos sugestões que podem levar a formação docente a tornar-se um dos caminhos possíveis no enfrentamento da situação de fracasso que muitos alunos se encontram hoje.

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Biografia do Autor

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação (PUC – SP). Professora do Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

DE SOUSA ALENCAR, E. ., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2006). A FORMAÇAO DO PROFESSOR: UM FATOR SIGNIFICATIVO NA COMPREENSÃO DO FRACASSO ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 26–36. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1548

Edição

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